Ucrânia e Rússia se reúnem para 3ª rodada de negociações de paz em Istambul
24/07/2025 às 08:37
Foto: reprodução

Delegados ucranianos e russos se reuniram, na quarta-feira, para a terceira rodada de negociações de paz, em Istambul, na Turquia. Kiev propôs um encontro entre os presidentes Volodymyr Zelenskyy, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, mas Moscou rejeitou a ideia.

A delegação ucraniana foi chefiada pelo ex-ministro da Defesa, Rustem Umerov, que atua, agora, como secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa. Ele afirmou que a Ucrânia se ofereceu para organizar uma cúpula entre Zelenskyy e Putin até o final de agosto e ressaltou que “problemas fundamentais” só podem ser resolvidos nesse nível. Umerov também pediu que os presidentes dos Estados Unidos e da Turquia participem da reunião.

Já o assessor de Vladimir Putin, Vladimir Medinsky, chefiou a delegação russa. Ele disse que os dois lados concordaram em trocar pelo menos 1.200 prisioneiros de guerra. Contudo, Medinsky rejeitou qualquer plano de reunião entre os presidentes. Ele disse: “Para que esse encontro aconteça, precisamos primeiro definir as condições do acordo e entender o que realmente será discutido. Na verdade, essa reunião não é para discutir um acordo, mas para encerrá-lo, assiná-lo.”

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio