
Foto: Divulgação
Mais do que uma forma de promoção da saúde, o esporte pode ser um agente de transformação social. Pensando nisso, as Farmácias Nissei apoiam o projeto Maestro da Bola, que trabalha com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, com atividades no contraturno escolar e paradesportivas.
Apenas no primeiro semestre deste ano, a parceria contribuiu para mais de 70 mil atendimentos, incluindo aulas, palestras, festivais e confraternizações, atendimentos psicossociais e pedagógicos, sensibilizações, reuniões e visitas escolares. As ações acontecem em Curitiba, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu.
“Acreditamos no poder do esporte como ferramenta de inclusão, educação e transformação social. Apoiar o Maestro da Bola é uma forma de reforçar nosso compromisso com a promoção da saúde integral e com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Os resultados nos mostram a força dessa parceria e o quanto ela impacta positivamente a vida de milhares de crianças, adolescentes e suas famílias.”, disse Alexandre Maeoka, CEO das Farmácias Nissei.
O Projeto Maestro da Bola nasceu em agosto de 2017, em Curitiba, do sonho de Ricardinho de devolver à comunidade o que o esporte o proporcionou, especialmente para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Para ele, o esporte é uma ferramenta que auxilia na educação e na formação do caráter.
Semestre em números
Nos primeiros seis meses do ano, mais de 2,6 mil inscritos participaram das atividades, entre eles 91 meninas, 426 pessoas com deficiência e 11 de povos indígenas, em sua maioria vindos de famílias com renda de até dois salários mínimos e média de cinco pessoas por família. Foram entregues 293 camisetas e agasalhos, 283 kits com camisetas, sacochilas, shorts e squeezes, além de 6.351 lanches, 775 brindes e 563 medalhas.
O projeto também realizou 96 rodadas esportivas, 18 Copas Maestro e 11 festivais, com destaque para ações extras como voluntariado, Páscoa Solidária, plantio de árvores e visitas de embaixadores. No paradesporto, conquistou pódios em torneios regionais, nacionais e internacionais em modalidades como goalball, futebol de cegos, handebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa, parabadminton e natação.