Fun’iki, sabores orientais nas alturas
21/07/2025 às 15:44
Combinado contemporâneo: uma das especialidades - Foto: Ebraim Martini
“Um ambiente onde sabores, sons e sensações se encontram”. Assim é definido, pelos sócios Jeje Civitate e Eduardo Marcondes, o restaurante de culinária oriental Fun’iki (r. Desembargador Motta, 2311, Batel, Curitiba). Fun’iki, palavra japonesa, pode significar “vibração”, “clima” ou “atmosfera”. O restaurante fica num dos primeiros rooftops da capital paranaense e foi desenvolvido a partir de um projeto arquitetônico inspirado nas ruas de Tóquio. Das alturas, descortina um belo panorama de Curitiba.
O cardápio é assinado pelo chef Eduardo Alves, com inspiração na culinária asiática contemporânea, obedecendo a técnicas tradicionais como o shio-jime (maturação do peixe com sal) e a cocção do arroz em pequenas quantidades para garantir a textura. Entre os destaques, o combinado do chef, o combinado contemporâneo, o carpaccio shake-toro e o camarão spice. Já da Tailândia, estão as samosas de carne vindaloo.
Um detalhe interessante: durante a semana (abre às 18h30) e até a meia-noite nas sextas e sábados, o Fun’iki opera como restaurante. A partir daí, o espaço se transforma no Club Vibe - um espaço de pausa, conversa e coquetelaria entre uma dança e outra. Clientes que quiserem seguir noite adentro podem acessar o Club Vibe, respeitando a capacidade do evento e a disponibilidade de ingressos. A trilha musical transita entre funk, soul, hip-hop e house, criando um ambiente com identidade sonora marcante. Em dias selecionados, como segundas, sextas e sábados, o Fun’iki recebe DJs ao vivo.
A carta de drinks do Fun’iki, assinada por Julio Perbichi, é inspirada em países como Tailândia, Japão, Coreia do Sul e Indonésia aliadas a técnicas de alta gastronomia e gastronomia molecular. Mais da metade das opções é de receitas autorais e exclusivas pensadas para harmonizar com os pratos quentes e frios da casa. Entre os destaques estão o Spiritual Release, feito com refrigerante artesanal de galanga e apresentado em uma delicada lamparina de madeira, e o Mid Night, com xarope de shiso servido em um enxoval que conecta Tóquio a Curitiba, combinação entre estética, aroma e sabor. O Fun’iki também tem delivery, incluindo drinks.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio