Mercado de insumos da moda está otimista
21/07/2025 às 15:37

Com mil novos materiais lançados por 150 empresas, o 32º Inspiramais, realizado nessa terça e quarta em São Paulo, recebeu público recorde, cerca de oito mil visitantes nacionais e internacionais interessados nos lançamentos inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, moveleira e de bijuterias. E amealhou oito milhões de dólares em negócios com compradores estrangeiros. A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos-Assintecal, Silvana Dilly, comemorando o retorno a São Paulo após cinco anos, já agenda a próxima edição em julho de 2026 e a de Porto Alegre em janeiro.

Silvana Dilly destaca mais uma edição do Projeto Comprador, uma parceria com a ApexBrasil, e as caravanas de alguns dos principais polos calçadistas brasileiros, com a atuação fundamental dos sindicatos das indústrias de calçados de Franca, Birigui, Jaú, Nova Serrana e de Maringá. “Somente com o apoio desses parceiros, trouxemos para o salão mais de 310 compradores e 35 grupos da América Latina e Portugal”, disse ela, observando ser “fundamental estarmos atentos e adaptados. E é justamente nesse contexto que o Inspiramais se destaca como um exemplo concreto de como a cooperação e a integração internacional podem gerar resultados positivos e tangíveis”. E acrescenta que o salão é “prova viva” de que, através do diálogo, do intercâmbio de ideias e da colaboração, é possível construir pontes e fortalecer laços que impulsionam o desenvolvimento.

Gerson Berwanger, presidente da Assintecal, ressalta que os motivos do retorno à capital paulista, além de ser o centro de negócios do Brasil, também aproxima os expositores com os importantes polos do Brasil. “E como o evento aborda a moda, sabemos que São Paulo abriga um centro de referências e inspirações muito importante para o desenvolvimento de produtos, cuja abrangência é bem ampla, com aplicações que vão da indústria da moda ao pet e à tapeçaria automotiva.

O estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, lembra que o Inspiramais antecipa o que estará nas lojas daqui dois anos. E os produtos, entrando no mercado em 2026, resultam de uma pesquisa que detectou um tempo de esperança necessária e comprometida.

E, fiel ao compromisso da sustentabilidade, mais cinco empresas receberam o selo Origem Sustentável, único programa de acreditação de práticas ESG voltado para a cadeia produtiva do calçado no mundo: a Cipatex, Fibrart, Jotaclass,  ITM e a Passalacqua. A certificação data de 2023, criada pela Assintecal e Abicalçados.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio