MENUx
O premiê japonês, Ishiba Shigeru, se encontrou em Tóquio com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. Ishiba pediu pela continuação das negociações tarifárias para que os dois países possam chegar a um acordo que beneficie os dois lados.
Bessent está visitando o Japão para participar da Exposição Mundial de 2025 em Osaka, no oeste japonês. Ishiba o recebeu na sexta-feira no Gabinete do Primeiro-Ministro. Eles posaram para fotos antes de iniciarem conversas que duraram mais de 30 minutos.
O ministro da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, participou da reunião. Ele está atuando como o principal negociador do Japão para as tarifas dos Estados Unidos.
Ishiba e Bessent confirmaram que os dois países vão buscar laços mais fortes em economia, segurança e outras áreas.
Após a reunião, Ishiba disse a repórteres ter pedido a Bessent que continuasse com vigor as negociações com Akazawa, a fim de chegar a um acordo benéfico para os dois lados. Ishiba mencionou que, embora nenhuma data tenha sido marcada para uma reunião ou outra forma de contato com o presidente americano, Donald Trump, ele acredita que claramente haverá uma oportunidade para ele conversar diretamente com o presidente, com o interesse nacional do Japão em jogo.
Trump notificou Ishiba de que planeja impor uma tarifa de 25% sobre importações de origem japonesa a partir de 1º de agosto. O governo do Japão espera chegar a um acordo com o governo Trump através da comunicação em vários níveis.