MENUx
Ministros das Finanças e chefes de bancos centrais das nações do Grupo dos 20 encerraram dois dias de conversações na África do Sul. Eles citaram o aumento das tensões comerciais, sem, contudo, mencionar diretamente as amplas tarifas dos Estados Unidos.
A reunião foi realizada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado planos de atingir uma série de países com taxas mais elevadas.
Na sexta-feira, o G20 emitiu um comunicado que diz que a economia global enfrenta desafios complexos, os quais representam um risco ao crescimento e à estabilidade. Ao contrário das declarações anteriores, não menciona resistência ao protecionismo.
O ministro das Finanças do Japão, Kato Katsunobu, disse a repórteres que o comunicado conjunto ressalta o compromisso do G20 de enfrentar os desafios juntos.
Analistas econômicos afirmam que as novas tarifas dos Estados Unidos podem gerar confusão nas cadeias de suprimentos globais, aumentando a necessidade de medidas coordenadas do G20 e de outras estruturas internacionais.