Jornalismo (mais do que nunca) é paixão
17/07/2025 às 16:44
O jornalista, poeta e escritor Nilson Monteiro lança hoje ( 17 de julho), às 18h30, na Fundação Cultural de Curitiba, o livro Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO. Ele vai também a Londrina, onde nasceu sua primeira paixão,  e Ponta Grossa, para palestrar com estudantes que padecem da mesma “doença”.
Nilson Monteiro garimpou dezenas de matérias - entrevistas e notícias, em jornais e revistas paranaenses e de outros estados – escritas durante mais de meio século de profissão, desde o Novo Jornal, em 1971. O colega batucou na máquina da Folha de Londrina, Panorama, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e revistas como IstoÉ, chegando ao fatídico computador.
 O prefaciador Zeca Correia Leite, outro apaixonado e apaixonante escriba, ao ler o colega assim se sente: “A gente embarca no clima de cada reportagem. Experimenta a sensação de estar na sala de um apartamento no centro de São Paulo (onde mora Lygia Fagundes Telles), revive a era dos lambe-lambe londrinenses, que desapareceriam paulatinamente; sente e compreende a solidão da travesti Joana, da mesma forma como se revolta com a indiferença do poder público com os moradores do bairro Bandeirantes, na periferia de Londrina”.
Nilson Monteiro, também atuante membro da Academia Paranaense de Letras, sintetiza aos jovens recém- enamorados da quase extinta profissão “Sem paixão, não há jornalismo”.
 
Anote e corra

Hoje dia 17 (quinta-feira), às 18h30, na
Fundação Cultural de Curitiba ( Rua do Rosário, 180 (Largo da Ordem)
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio