Lider retorna à CASACOR Bahia com presença em 4 ambientes
Celebrando 80 anos, a marca leva seu design com alma brasileira à mostra com itens de seu portfólio que oferecem funcionalidade e conforto
17/07/2025 às 09:34
Sob o tema “Semear Sonhos”, propostas que valorizam a conexão com o lar. Nas imagens, a cama Moara, de Nildo José I NJ + Arquitetos e a cadeira Dera sem braço, do Estúdio Lider, que compõem os ambientes Casa Madre e Ótica, de Gabriel Magalhães e Danilo Mascarenhas. Fotos:Denilson Machado e Divulgação

No ano em que celebra oito décadas de história, a Lider marca seu retorno à CASACOR Bahia com o que há de mais representativo em seu design com alma brasileira. Referência nacional em mobiliário de alto padrão, a empresa mineira destaca-se pela capacidade de aliar tradição artesanal à inovação em design. Nesta edição da mostra, a marca está presente em quatro ambientes assinados por arquitetos de destaque, exibindo peças consagradas de seu portfólio.
Com o tema “Semear Sonhos”, a CASACOR Bahia acontece de 7 de julho a 7 de setembro, na Casa Nossa Senhora das Mercês, localizada na Avenida Sete de Setembro, no centro de Salvador. Datada de 1735, a construção é um dos edifícios mais antigos da cidade e, durante a mostra, terá espaços inéditos abertos à visitação. Nesse contexto histórico e simbólico, os ambientes que contam com mobiliário da Lider traduzem soluções que inspiram bem-estar, conexão e afeto, valores que acompanham a trajetória da marca ao longo de seus 80 anos.

Casa Madre I Gabriel Magalhães


A cama Moara leva conforto ao cenário, que celebra a presença feminina no lar. Foto: Denilson Machado.


O ambiente assinado por Gabriel Magalhães ressignifica o passado ao imaginar a casa de uma mulher que habita o presente com liberdade, coragem e identidade. A Casa Madre preserva elementos arquitetônicos originais, como o teto com dormentes aparentes e as paredes descascadas, em um diálogo poético com o tema da mostra.
O mobiliário da Lider integra a narrativa com peças de grandes nomes do design brasileiro. Entre os destaques, estão a cama Moara e o sofá Amana, projetados por Nildo José I NJ + Arquitetos, a poltrona Cuca, de Zanini de Zanine, e o banco Mocho, projetado por Sérgio Rodrigues. A paleta vibrante, que transita entre tons de rosa, azul, amarelo e cinza, reforça o caráter sensorial e afetivo do ambiente.

Loft Sem Pressa I Dinah Lins
Inspirado em um casal apaixonado por viagens e pelo mundo natural, o ambiente assinado por Dinah Lins, convida a uma vivência sensorial e intimista. Com paredes em tom marsala e detalhes em caramelo, o projeto combina sofisticação, afeto e memórias.
A Lider marca presença com peças de mobiliário que equilibram o clássico e o contemporâneo, reforçando o acolhimento, a autenticidade e a conexão com a natureza que orientam o conceito do espaço. Destaque para cama Cabana, de Brunno Jahara, a Arca Gomo, assinada por Pedro Ávila, a mesa lateral Drops, da Suíte Design e o cabideiro Restinga, de Giácomo Tomazzi, que complementam o ambiente com formas orgânicas, funcionalidade e delicadeza nos detalhes.

 
Saleta S’Arte I Wesley Lemos
Com curadoria sensível, Wesley Lemos apresenta na CASACOR Bahia um ambiente que propõe reflexões sobre ancestralidade, diversidade e sustentabilidade. A Saleta S’Arte une arte digital, expressões da religiosidade afro-brasileira e obras de artistas populares em um espaço de 38 m², dividido entre lounge e estar contemplativo.
Com estética sofisticada e propósito claro, a ambientação celebra a pluralidade cultural brasileira, proporcionando uma atmosfera criativa e acolhedora.
A presença da Lider se destaca com móveis que traduzem o diálogo entre tradição e inovação. Entre eles, o carrinho decorativo Bia e a cadeira Kaiapó, que levam assinatura de Marina Dubal e o sofá Amana, de Nildo José I NJ + Arquitetos.

Ótica I Danilo Mascarenhas

Introspectivo, o espaço é um convite para a contemplação e visão além do alcance. Foto: Divulgação.

O ambiente criado por Danilo Mascarenhas transforma o ato de ver em uma experiência sensorial e simbólica. A partir do conceito de que enxergar vai além do que os olhos captam, Ótica convida à contemplação do invisível, dos sonhos ainda não realizados às possibilidades que só a imaginação alcança.
Cores, texturas e luz foram cuidadosamente pensadas para provocar acolhimento e introspecção. A metáfora de um olhar atento, criativo e sensível, é completada com a cadeira Dera sem braço laqueada com assento de tecido, do Estúdio Lider.

O papel de parede em degradê azul evoca céu e horizonte, enquanto o bege se estende por pintura, marcenaria e mobiliário, criando unidade visual e acolhedora. A iluminação indireta preserva a delicadeza e valoriza o tempo de permanência no ambiente.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio