
Imagem: Divulgação Oregon Tool
Frio e umidade podem afetar o funcionamento dos equipamentos, além de tornar o terreno mais desafiador nesta época do ano
Os dias mais frios, típicos do inverno, podem tornar os trabalhos florestais ainda mais desafiadores, mas a falta de chuvas desse período faz com que esse seja o melhor momento para manutenção de áreas verdes. Essa combinação pode comprometer, de alguma forma, o funcionamento dos componentes da motosserra. O solo, mais liso e escorregadio, exige atenção redobrada dos operadores.
“É sempre importante reforçar que a segurança vem em primeiro lugar”, alerta Eduardo Garcia, especialista técnico de vendas da Oregon Tool, fabricante de ferramentas de corte de precisão para diversos setores, incluindo florestal, gramado e jardim, agricultura e construção. “Além de utilizar equipamentos de qualidade, é preciso planejar bem o corte e manter atenção ao ambiente para prevenir acidentes durante o inverno”, completa.
Planejamento, preparação e boa manutenção
Garcia orienta que, ainda antes de começar o trabalho de corte em áreas florestais, o operador deve verificar a afiação, o tensionamento e a lubrificação da corrente da motosserra. Além de verificar regularmente a saída de óleo de corrente e manter o canal de lubrificação sempre desobstruído. Lembre-se que o excesso de serragem úmida pode dificultar a lubrificação do sabre e da corrente.
O ideal para manter a lubrificação adequada, reforça, não apenas no inverno, mas sempre, é usar produtos específicos para as correntes de motosserra. A madeira úmida e congelada também pode causar o desgaste do fio da lâmina mais rápido, exigindo afiação com mais frequência.
“Outro ponto essencial é o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Luvas, capacete com viseira, protetores auriculares e botas antiderrapantes não podem faltar, principalmente nesta época do ano em que o terreno fica mais escorregadio e os galhos úmidos podem oferecer risco de queda”, lembra.
Dicas para usar motosserra com segurança no inverno
- Verifique a afiação
Madeira úmida e congelada desgasta a corrente mais rápido. Verifique a afiação em intervalos menores que no verão.
- Atenção à lubrificação
O óleo lubrificante pode engrossar no frio, reduzindo a lubrificação da corrente. Confira o nível e o fluxo antes e durante o uso.
- Cuide dos EPIs
Use luvas, capacete com viseira e botas antiderrapantes. O solo fica escorregadio e exige mais cuidado no posicionamento.
- Limpeza pós-uso
Remova umidade e resíduos ao finalizar o trabalho para evitar ferrugem e acúmulo de sujeira.
Sobre a Oregon Tool
Líder mundial na produção de correntes e sabres para motosserras, a Oregon Tool está presente no Brasil desde o final da década de 1970 com a fábrica da empresa instalada no Hemisfério Sul, localizada em Curitiba (PR). Com sede em Portland, Oregon, e uma presença multinacional de fabricação e distribuição, a Oregon Tool vende seus produtos em mais de 110 países sob as marcas Oregon®️, Woods®️, ICS®️, Pentruder®️, Merit®️ e Carlton®️. A empresa é a fabricante número 1 do mundo de correntes e barras para motosserras e correntes de diamante para tubos de aço, uma fabricante líder de acessórios para tratores agrícolas e a principal fornecedora de OEM de peças de primeira instalação e de reposição. Saiba mais em www.oregontool.com.