por Izabel da Rosa
Ney Perracini de Azevedo destaca-se no cenário literário, especialmente em sua atuação à frente do Centro de Letras do Paraná. Ao assumir a presidência desta importante instituição, Ney Azevedo demonstrou não apenas apreço pelas letras, mas também uma visão de futuro, comprometida com a missão de fomentar a cultura, preservar a memória literária regional e incentivar novos talentos.
Durante sua gestão, o Centro de Letras do Paraná vem observando a manutenção das características que a instituição traz desde sua fundação em 1912, como a abertura aos escritores e outros agentes culturais e, ainda, a busca de novos espaços para a divulgação da produção artística de seus associados, primando pela harmonia das relações.
São realizados semanalmente pelo CLP — como é carinhosamente chamado — encontros de congraçamento e convivência, lançamento de coletâneas e outros. Em sua sede, na Rua Professor Fernando Moreira, 370, também recebe eventos da Academia Paranaense da Poesia e de outras instituições com semelhantes objetivos, autores em lançamentos de livros e artistas em eventos de entretenimento.
Foto do acervo do CLP
O Centro de Letras do Paraná, sob a gestão de Ney Perracini de Azevedo, reafirma-se, assim, como um espaço que alia a continuidade à inovação e ao compartilhamento de saberes, projetando a literatura do Paraná para além de suas fronteiras e estimulando o florescimento do talento literário em solo paranaense.
A escritora Izabel da Rosa, em consonância com o Centro de Letras do Paraná, passa a publicar quinzenalmente no Diário da Indústria e Comércio esta coluna com o objetivo de trazer textos informativos aos leitores a fim de divulgar ações realizadas e a realizar, bem como publicações literárias.