
Crédito: Albari Rosa
Os fundadores da Elias Magazine, Sr Elias e Edi, Presidente da ACP Antonio Gilberto Deggerone e sua esposa Rosi, Prefeito em Exercício de Curitiba Paulo Martins, Diretora da Cooper Card Jeane Nogaroli, Diretora da Casa Edith Simone Trifan e Eduardo Trifan
Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (16.07), no histórico Palácio Garibaldi, no Centro de Curitiba, a Associação Comercial do Paraná (ACP) comemorou o Dia do Comerciante com uma solenidade marcada por reconhecimento, memória e orgulho diante do papel essencial dos empreendedores na economia local e nacional.
A data, instituída em 1953 pela Lei 2.048, homenageia José Maria Lisboa, patrono do comércio brasileiro, por sua atuação na abertura econômica do Brasil às nações amigas. Para a ACP, a celebração reforça o reconhecimento aos homens e mulheres que, com dedicação e visão, fazem do comércio uma força motriz do desenvolvimento do país.
Neste ano, três empresas foram homenageadas por suas contribuições relevantes: a Casa Edith, na categoria Pioneirismo e Tradição; a Elias Magazine, na categoria Inovação; e a Cooper Card, na categoria Contribuição ao Desenvolvimento Socioeconômico do Paraná.
Força do comércio
O presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone, destacou em seu discurso de boas-vindas a importância histórica da data. “Graças ao projeto do deputado Ney Leprevost, o Barão do Serro Azul foi instituído como Patrono do Comércio do Paraná. Nossos homenageados têm histórias relevantes para a sociedade e representam a força do comércio paranaense”, afirmou.
Durante a solenidade, a ACP também prestou homenagem ao artista Fernando Ferlin, autor do mural do Barão do Serro Azul na sede da entidade. “Com sensibilidade e talento, ele eternizou nosso fundador em uma obra que hoje é um presente para toda Curitiba”, destacou o presidente.
O presidente da ACP anunciou as homenageadas: Elias Magazine, tão conhecida do nosso público, com uma história familiar de dar orgulho a todos e o cuidado com o seu cliente; Casa Edith, quem não conhece? Impensável falar em tradição no comércio e não citarmos essa joia do Centro de Curitiba que permanece vida em nosso comércio há mais de 100 anos; e Cooper Card, inovando na forma de oferecer soluções financeiras com responsabilidade para a nossa população.
Papel central
O governador do Paraná enviou mensagem ressaltando o papel estratégico do setor. “Parabenizo os organizadores e os homenageados por essa justa cerimônia. O comércio tem papel central no desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, registrou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, reforçou o valor simbólico e social do setor. “O comércio é mais que atividade econômica: é também memória, histórias familiares, geração de emprego e qualidade de vida. Os vereadores de Curitiba seguem comprometidos com iniciativas que fortaleçam o setor, como o projeto Centro Vivo”.
Representando a Prefeitura de Curitiba, o vice-prefeito Paulo Martins fez uma reflexão sobre a importância histórica do comércio para a formação urbana. “As cidades prosperam por causa do comércio. Os comerciantes são protagonistas sociais. Não se trata apenas de vender produtos, mas de gerar conexões, experiências e desenvolvimento. Agradeço a todos que contribuem para revitalizar nosso centro histórico e manter viva a energia dessa região tão simbólica da cidade”.
Agradecimentos
Na sequência da cerimônia, as empresas homenageadas receberam uma placa comemorativa das mãos do presidente da ACP. Em seguida, suas representantes compartilharam palavras de gratidão e reconhecimento.
“Ser reconhecida no Dia do Comerciante é uma honra. Agradecemos à ACP pela homenagem e vamos seguir com nosso compromisso ao lado de todos que empreendem no Paraná”, destacou Edi do Rocio Barbosa da Luz, da Elias Magazine.
Simone Trifan, da Casa Edith, também celebrou a conquista: “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Mantemos vivos os nossos valores e agradecemos à ACP por dar visibilidade à nossa história centenária”.
Já Jeane Nogaroli, da Cooper Card, ressaltou o significado do empreendedorismo no Brasil: “Empreender é um ato de coragem. O comerciante é aquele que acredita, que investe e segue em frente. Esse reconhecimento é também um mérito das equipes que fazem a diferença todos os dias”.
As empresas homenageadas
Elias Magazine – Com 30 anos de atuação e 12 lojas no Paraná, é a maior rede especializada em moda evangélica do Estado. Fundada por Elias e Edi, a marca se destaca pela fé, honestidade e forte comprometimento familiar com o crescimento do negócio.
Casa Edith – Fundada em 1917 por Kalil Karam, é um ícone da tradição curitibana. Patrimônio histórico municipal, mantém viva a memória afetiva e comercial do centro de Curitiba há mais de um século.
Cooper Card – Criada em 2003, no interior do Paraná, tornou-se referência nacional em soluções financeiras e cartões de benefício, promovendo eficiência, inovação e valorização dos colaboradores em diversas regiões do Brasil.