Do suporte às vendas: como a TI virou estratégia de negócios
15/07/2025 às 19:25
Imagem: Envato
Crescimento no setor de tecnologia reflete a demanda por profissionais com foco em inovação e resultados

O Brasil deve gerar entre 30 mil e 147 mil novas vagas formais no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) até dezembro deste ano, segundo projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). A estimativa reflete não apenas o crescimento da área, mas também uma nova etapa, em que o setor, historicamente associado apenas ao suporte técnico, passa a ganhar protagonismo e atuar em decisões que impactam diretamente o desempenho comercial e o crescimento dos negócios.
“A transformação digital mudou a percepção sobre o papel das equipes de TI, que passaram a ser vistas como parceiras estratégicas de inovação. Agora, são fundamentais para a adoção de novas tecnologias, a otimização de processos e o apoio ao crescimento dos negócios”, afirma Eduardo Meirelles, COO da Dot a Dot, empresa especializada em soluções de TI e Telecom.
O reflexo dessa mudança já é perceptível nas operações do dia a dia. Além de garantir a infraestrutura tecnológica, as equipes de TI passaram a atuar diretamente na melhoria de processos, na experiência do cliente e na adoção de soluções que apoiam o crescimento comercial. “Hoje, além do suporte técnico, essas equipes podem impulsionar resultados financeiros ao liderar projetos de inovação, implementar tecnologias que aumentam a eficiência operacional e identificar oportunidades de novos negócios”, destaca Meirelles.
Para muitas empresas, contar com parceiros especializados tem sido a solução para reduzir complexidades operacionais e direcionar esforços para o crescimento comercial. “Na prática, as soluções oferecidas pela Dot a Dot permitem que os clientes deleguem toda a gestão de TI e Telecom, trazendo ganho de eficiência com um único fornecedor, garantindo alta disponibilidade, segurança e desempenho. Assim, eles podem focar totalmente em estratégias de mercado, enquanto cuidamos dos desafios tecnológicos, proporcionando tranquilidade, agilidade e suporte especializado”, explica.
Casos concretos de clientes da Dot a Dot mostram como a evolução das equipes de TI, com suporte estratégico, tem impulsionado resultados comerciais. Uma grande operadora de telecomunicações, por exemplo, reduziu de 20 dias para 72 horas o tempo médio de resposta a viabilidades técnicas para clientes e acelerou de 60 para 30 dias a implantação de novos serviços — o que aumentou a capacidade de fechar negócios com mais agilidade. Já uma instituição financeira, que antes gerenciava mais de 600 fornecedores de TI e Telecom, optou por centralizar a operação com a Dot a Dot.
“Com uma fatura única, o suporte do cliente fala apenas com o nosso time, recebe relatórios mensais de acompanhamento de SLAs e, se algum fornecedor não cumprir o prazo, a Dot a Dot já atua automaticamente para garantir o cumprimento dos níveis de serviço definidos”. Com isso, a equipe interna conseguiu dedicar mais tempo às estratégias de negócio e à área comercial, em vez de lidar com demandas operacionais, afirma Meirelles.
Esse movimento de tornar a TI uma aliada do crescimento comercial também tem levado as empresas a repensarem sua infraestrutura tecnológica. “As principais preocupações das empresas ao buscar crescimento e escalabilidade em vendas são garantir uma base confiável e segura, evitar gargalos que atrasam a operação, manter suporte técnico eficiente, controlar custos e garantir flexibilidade para se adaptar às demandas do mercado”, finaliza o executivo.

Sobre a Dot a Dot 
A Dot a Dot nasceu com um propósito claro: transformar Telecom e TI em soluções simples, eficientes e estratégicas para empresas que exigem agilidade e alta performance. Fundada em 2021, está presente em todos os estados brasileiros e nos países da América Latina, por meio de 4 mil parceiros locais e 240 hubs globais Cloud Accelerated (POPs). Com atendimento centralizado, suporte trilíngue e modelo unificado de contrato e faturamento, a Dot a Dot oferece uma operação integrada e adaptada às necessidades de clientes que dependem de conectividade e infraestrutura confiável. A empresa se posiciona como parceira estratégica, comprometida com a redução de custos, excelência na entrega e crescimento sustentável.
 
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