O varejo em 2025: estratégias para atrair clientes mesmo em tempos de incerteza econômica
15/07/2025 às 09:48
Especialista em marketing e estratégia de negócios mostra como criar campanhas irresistíveis, sem depender de descontos, e vender mais com inteligência

Em um cenário de instabilidade econômica, juros altos e consumidores cada vez mais seletivos, o desafio do varejo é vender mais — sem comprometer a margem de lucro. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo- IBEVAR, em parceria com a Fundação Instituto de Administração - FIA, o varejo brasileiro deve enfrentar uma queda de 3,2 % no segundo trimestre de 2025. As projeções indicam que esse cenário de retração deve se estender para o terceiro e quarto trimestre, e confirmam um segundo semestre desafiador para o setor, reforçando a necessidade de estratégias mais eficazes e inovadoras para manter a competitividade e atrair consumidores. 

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o segredo está em reposicionar o valor percebido pelo cliente, investindo em campanhas criativas, personalização da jornada e estratégias que geram desejo e exclusividade. “Promoção que vende de verdade não é aquela baseada só em preço baixo. É aquela que ativa o desejo, cria uma sensação de oportunidade e faz o cliente perceber valor. Desconto constante vicia e enfraquece a marca”, explica o especialista.

A seguir, Frederico apresenta cinco estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas em 2025, mesmo em tempos desafiadores: 

1. Crie campanhas com propósito, não só com preço
Ofereça ao cliente mais do que uma condição especial: entregue uma narrativa, um motivo para ele escolher sua marca. Campanhas com impacto social, parcerias criativas e ações com tempo limitado são exemplos de gatilhos eficazes. 

2. Explore o senso de exclusividade
Clubes de vantagens, pré-venda para clientes fiéis, produtos com edição limitada ou acesso antecipado a novidades criam um sentimento de pertencimento e urgência — sem precisar dar desconto.

3. Valorize a experiência, não apenas o produto
A experiência de compra é o diferencial do varejo atual. Ambientes instagramáveis, atendimento consultivo, unboxing caprichado e ações no ponto de venda transformam a jornada em algo memorável — e compartilhável. 

4. Use microinfluenciadores e comunidades para gerar desejo
Ao invés de investir em grandes nomes, aposte em influenciadores locais e de nicho que falam com autenticidade para audiências segmentadas. A conexão é maior e a conversão, também.

5. Venda como um estrategista, não como um liquidante
Frederico destaca que campanhas bem-sucedidas têm narrativa, posicionamento e metas claras. "É possível vender muito com inteligência, sem comprometer o valor da marca. Basta entender o comportamento do consumidor e ativar os gatilhos certos no momento certo", conclui.

Com ampla experiência em negócios e comportamento do consumidor, Frederico reforça que o momento exige mais do que táticas imediatistas: exige visão de longo prazo, posicionamento claro e ações que conectem marca e público de forma autêntica. Em um mercado cada vez mais competitivo, quem aposta em inteligência e diferenciação sai na frente — mesmo nos cenários mais incertos.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio