
Foto: reprodução
O Ministério da Defesa da Coreia do Norte condenou um recente exercício aéreo conjunto realizado pelo Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.
O chefe do Escritório de Políticas do ministério emitiu uma declaração à imprensa por meio da Agência Central Coreana de Notícias, órgão estatal, no domingo.
A declaração expressa “séria preocupação” com o que chama de “atos hostis dos três países de conduzir persistentemente ações militares provocativas e ameaçadoras”.
Também alerta “fortemente” sobre o que descreve como “graves consequências que eles trazem para a situação regional”.
A declaração ressalta que a Coreia do Norte “nunca tolerará qualquer pequeno ato que exerça uma influência negativa no ambiente de segurança do estado”. Também mostrou a prontidão do país para adotar o que chama de “ação retaliatória militar prática”.
O exercício aéreo trilateral ocorreu na sexta-feira ao largo da costa sul da Coreia do Sul para lidar com as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. Envolveu pelo menos um bombardeiro estratégico B-52 dos EUA.
As principais autoridades uniformizadas de defesa do Japão, dos EUA e da Coreia do Sul também se reuniram em Seul no mesmo dia. Elas reafirmaram a cooperação para enfrentar os desafios impostos pela Coreia do Norte.
com NHK