MENUx
O prefeito em exercício de Curitiba, Paulo Martins, participou, neste domingo (13/7), da abertura da 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico. Ele acompanhou espetáculos e exposições, ressaltando que a capital têm uma agenda cultural diversa e variada, com o trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, que promove uma agenda gratuita como o Teatro de Bonecos no Memorial.
"Queremos que as famílias frequentem o centro da cidade, ele é seguro, tem várias exposições e atrações gratuitas promovidos pela Fundação Cultural. Temos a tradicional feirinha do Largo da Ordem que já é tradicional e está cada vez melhor. Enfim, muitas opções para as nossas famílias, para que todos possam se divertir em paz na nossa cidade”, destacou Martins, que estava acompanhado da esposa, Larizza G. Martins e da filha Maria Eduarda, de 4 anos.
A 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos é realizada pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB) e conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, vinculado à Fundação Cultural de Curitiba. As apresentações, oficinas e exposições de artistas bonequeiros da capital e do interior do estado, no Memorial de Curitiba, seguem até o próximo domingo (20/7).
Nesse período, mais de 15 espetáculos de grupos de todo o Paraná, dois por dia, garantem diversão para toda a família no Memorial de Curitiba. Ainda haverá nove espetáculos nas regionais da cidade, garantindo acesso descentralizado também aos moradores dos bairros.
Fotos: Gilson Abreu
O objetivo do evento é valorizar e preservar a arte dos bonecos, com experiências que possibilitam a formação de novos públicos, trazendo a arte dos bonecos cada vez mais perto da população, com espetáculos no centro da cidade e também nos bairros.
A psicóloga Carolina de Azevedo foi com a filha e as sobrinhas assistir os espetáculos. “Estou adorando essas apresentações. É muito importante para as crianças conhecerem essa arte. Agora elas estão no palco testando e interagindo com os bonecos”, contou ela.
O diretor da companhia Filhos da Lua, Renato Perré, bonequeiro que já esteve na coordenação e direção da Associação Brasileira e Paranaense de Teatro de Bonecos, revela o entusiasmo de ver público voltando para apreciar a festa do Teatro de Bonecos.
“ A criança precisa dessa arte, desse encanto. É uma porta de entrada para o teatro e para outras formas de arte também. Eu estou há mais de 44 anos trabalhando com várias técnicas do teatro de bonecos, a vara, a luva, a sombra. As novas gerações se formam dentro das artes cênicas, vendo o teatro de bonecos. É uma alegria, é uma festa bonita de ver que as crianças estão aqui, dentro desse espírito do boneco e o adulto também não vai morrer sem ver esse teatro dos bonecos”, afirmou Perré, que atua há mais de 44 anos com a arte dos bonecos.
Após participar da abertura da 6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos, Paulo Martins acompanhou a oficina de K-pop, na Casa Hoffmann, que ficou lotada para conhecer a técnica de Heron Hayashi, influenciador digital e professor de dança, conhecido por encenar doramas (encenações dramáticas) pelas ruas de Curitiba. Ele estava acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior.
O prefeito em exercício também visitou as exposições permanentes do Museu de Arte Sacra e a exposição 100 anos de Poty Lazzarotto, na Casa Romário Martins, ambos os espaços também no Centro Histórico.
“Vamos ativar ainda mais nossos equipamentos culturais para trazer as pessoas para o Centro, com atividades e exposições nos fins de semana. A cultura é uma forma de atrair pessoas para o centro. A cultura, o lazer e o entretenimento, certamente isso vai despertar o interesse das pessoas estarem conosco aos domingos, e isso ativa todo o movimento na região central da cidade,” afirmou Galvão Júnior.
Serviço
6ª Mostra Paraná de Teatro de Bonecos - Espetáculos, oficinas e exposição
Datas: de 13 a 20/7
Horários: a partir desta segunda-feira (14/7), 15h e 16h (dois espetáculos por dia)
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem, Centro Histórico)
Entrada gratuita