
Foto: reprodução
As forças russas usaram cerca de 600 drones e outras armas em ataques contra a Ucrânia durante um período de tempo até o decorrer do sábado, provocando mortes e ferimentos.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy comentou via redes sociais no sábado que a Rússia lançou 26 mísseis de cruzeiro e 597 drones de ataque contra seu país.
Ele disse que mais de 20 mísseis e a grande maioria dos drones foram destruídos.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, declarou via redes sociais que as cidades de Chernivtsi, Lviv e Lutsk, no oeste do país, sofreram particularmente.
Segundo autoridades locais, pelo menos duas pessoas foram mortas pela queda de escombros em Chernivtsi, e casas e um prédio universitário foram danificados em Lviv, deixando 10 pessoas feridas.
A Rússia vem intensificando os bombardeios na Ucrânia desde o mês passado. Durante um intervalo de tempo até a quarta-feira, o país lançou mais de 700 drones, o maior número desde o início da invasão.
A série de ataques russos ocorre enquanto a entrega de armas dos Estados Unidos para a Ucrânia foi parcialmente suspensa pelo governo do presidente americano, Donald Trump.
Zelenskyy declarou via redes sociais ter recebido bons sinais de autoridades de alto escalão do governo americano e de amigos europeus. Ele acrescentou que os envios de auxílio foram retomados, em concordância com todos os relatos.