
Foto: reprodução
O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que vai cobrar uma tarifa de 30% sobre produtos provenientes da União Europeia e do México a partir do dia 1º de agosto.
Trump postou cartas nas redes sociais no sábado para notificar esses parceiros comerciais dos EUA sobre a nova tarifa.
Em abril, Trump havia anunciado o que chama de tarifas recíprocas de 20% para a UE. Em maio, depois de declarar que as negociações com a UE estavam num impasse, Trump sugeriu impostos de importação de 50% para o bloco europeu.
A UE vinha trabalhando com Trump sobre detalhes do comércio nos setores de aviação e automóveis. Um negociador comercial da UE havia dito na quarta-feira que estavam a caminho de fechar um acordo.
Trump tem cobrado o imposto de 25% sobre importações de produtos mexicanos para os EUA, citando a entrada do medicamento opioide fentanil a partir do México. A tarifa não é aplicável para itens cobertos por um acordo de livre comércio entre os EUA, Canadá e México.
Na carta, Trump escreve que o México tem ajudado a proteger a fronteira, mas o que tem feito não é suficiente. Ele não indica se os itens incluídos no acordo de livre comércio continuarão a ser excluídos.
Trump tem enviado cartas deste tipo para notificar cada país sobre as tarifas de importação de seus produtos vendidos aos EUA. O Japão foi notificado que deve pagar uma tarifa de 25%.