
Foto: reprodução
Muitos moradores da Faixa de Gaza estão pedindo a Israel e o grupo islâmico Hamas que cheguem a um acordo de cessar-fogo o mais cedo possível.
Funcionários do escritório da NHK em Gaza entrevistaram, na quinta-feira, as pessoas em Nuseirat, na região central do enclave.
Eles perguntaram aos residentes sobre as negociações de cessar-fogo, que vêm sendo realizadas indiretamente entre Israel e o Hamas no Catar, o país mediador.
Um homem afirmou que quer que os combates e a crise humanitária terminem logo. Acrescentou que os moradores esperam obter alimentos sem colocar em risco suas vidas.
O Hamas divulgou uma declaração, na quarta-feira, sobre as negociações de cessar-fogo. Disse que as principais questões que continuam sob negociação incluem a distribuição de suprimentos de assistência humanitária e o escopo da retirada das forças israelenses de Gaza.
A agência de notícias Reuters citou um funcionário de alto escalão de Israel, que teria dito que um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns pode ser alcançado dentro de uma ou duas semanas.
Enquanto isso, as forças israelenses continuam os ataques a Gaza.
Um veículo de comunicação palestino informou na quinta-feira que pelo menos 16 pessoas, incluindo 10 crianças, foram mortas no dia em Deir al-Balah, na parte central de Gaza.
com NHK e sites