Curitiba: Conecta Muralha vai integrar 6 mil câmeras
10/07/2025 às 21:34
Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba, nesta quinta-feira (10/7), no Palácio da Inovação, no Cabral. O novo programa vai reforçar a segurança pública do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba. 

Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade.   

“É uma ação prevista no plano de governo, um compromisso que assumi com o cidadão de reforçar a segurança nas ruas, com tecnologia, informação e inteligência. Ampliar o monitoramento com as câmeras particulares vai trazer mais tranquilidade à população", disse o prefeito. "Com a integração, poderemos identificar com agilidade como um crime ou um acidente ocorreu”, explicou. 

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explica que a integração será feita somente com as câmeras e dispositivos que registram as imagens das ruas e calçadas do município, com olhar voltado à prevenção de crimes e para fins de investigação criminal.  

“O objetivo é realizar a integração com as empresas de segurança privada e de vigilância que já possuem câmeras voltadas para as vias públicas, para ampliar o número de equipamentos que são monitorados pela Muralha. No primeiro momento, vamos focar as empresas e depois para os condomínios que têm câmeras direcionadas para as praças, calçadas e ruas”, afirmou Vianna. A partir desta quinta-feira (10/7), a fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo será reforçada com o monitoramento realizado pela Muralha Digital. Equipes de fiscalização vão acompanhar, em tempo real, a realização de eventos públicos, por meio das imagens das mais de 2 mil câmeras que monitoram a cidade.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio