Edmilson, pentacampeão mundial, completa 49 anos
10/07/2025 às 14:33
Foto: CBF

Um dos grandes nomes da conquista do pentacampeonato mundial, em 2002, Edmílson completa 49 anos nesta quinta-feira (10). Natural de Taquaritinga (SP), destacou-se ao longo da carreira por sua versatilidade, pois atuava tanto como zagueiro quanto como volante, o que lhe conferia potencial tático.

Revelado pelo XV de Jaú, conseguiu projeção no São Paulo na década de 1990, onde conquistou títulos estaduais e consolidou sua posição como um dos principais defensores do País.

Sua regularidade e inteligência tática o levaram à Europa em 2000, quando foi contratado pelo Lyon, da França.

No clube francês, Edmílson teve papel fundamental na ascensão da equipe no cenário nacional, participando da conquista do Campeonato Francês, o primeiro da história do Lyon, em 2002. Foi justamente nesse período que ele passou a ser convocado com mais frequência para a Seleção Brasileira, integrando o grupo comandado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, na Copa do Mundo daquele ano.

Durante o Mundial, Edmílson fez um gol muito bonito na vitória do Brasil sobre a Costa Rica por 5 a 2, ainda na fase de grupos. Foi o único tento que marcou em 40 jogos pela Amarelinha.

Após o sucesso no Lyon, Edmílson foi contratado pelo Barcelona, clube em que também viveu grandes momentos e conquistou a Liga dos Campeões da UEFA em 2006, além de dois títulos do Campeonato Espanhol.

Apesar de ter sofrido com algumas lesões, teve participação importante no elenco estrelado por Ronaldinho Gaúcho e comandado por Frank Rijkaard. Posteriormente, atuou por clubes como Villarreal, Palmeiras e Ceará, antes de encerrar a carreira.

Depois de se aposentar dos gramados, Edmílson passou a se dedicar a projetos sociais, fundando uma instituição que leva seu nome e que atua em comunidades carentes com foco na educação e no esporte.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio