ONGs alertam que usina de Zaporíjia corre risco elevado de acidente nuclear
10/07/2025 às 14:27
Foto: reprodução
Organizações não governamentais que atuam na Ucrânia alertam que a usina de Zaporíjia, no sul do país, corre um risco elevado de acidente nuclear.
Funcionários de duas ONGs descreveram a atual situação no complexo ocupado pela Rússia durante uma coletiva de imprensa, na segunda-feira, em Tóquio. Os grupos examinam o que chamam de crimes de guerra russos com base em imagens de satélite e entrevistas com pessoas relevantes.
A coletiva de imprensa ocorreu depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ter informado que todas as linhas de energia externas que fornecem eletricidade à usina permaneceram inativas por várias horas na sexta-feira.
As ONGs disseram que estão investigando o que causou a interrupção. No entanto, afirmaram estar cientes de que a inatividade das linhas coincidiu com os alarmes de investidas aéreas na região.
As organizações alertaram que a usina de Zaporíjia corre um risco maior de acidente. Disseram que o pessoal do complexo sofreu torturas e que as tropas russas militarizaram o complexo, posicionando suas armas dentro e ao redor dele.
Segundo o funcionário de uma ONG, os militares russos infringem os direitos humanos e ameaçam a segurança nuclear. Ele enfatizou a necessidade de toda a comunidade internacional considerar como responder aos crimes de guerra cometidos pelos militares russos, bem como lidar com a ocorrência de um possível acidente nuclear.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio