MENUx
Profissionais da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), órgão da Prefeitura de Curitiba responsável pela coordenação de projetos estruturantes com financiamento internacional, participaram na quarta-feira (9/7) de uma capacitação na plataforma Autodesk Construction Cloud (ACC).
A ferramenta está sendo incorporada à rotina da equipe para aperfeiçoar o gerenciamento de obras em execução na cidade — como o Novo Inter 2, o BRT Leste/Oeste e o Bairro Novo do Caximba. Cerca de 20 profissionais das áreas de gerenciamento de obras, monitoramento social, supervisão ambiental e segurança do trabalho participaram do encontro.
A capacitação foi conduzida por especialistas da FF Solutions, empresa parceira da Autodesk no Brasil, e teve como foco a aplicação prática da plataforma no contexto da administração pública. O objetivo é tornar mais ágil, transparente e integrado o fluxo de informações entre escritório e campo de obras, com impactos diretos na produtividade das obras e na qualidade dos serviços prestados à população.
O coordenador técnico da FF Solutions, Dagoberto Franco Netto, explica que a ênfase da apresentação esteve no módulo Autodesk Build, especialmente útil para obras de grande porte e em áreas extensas.
“A plataforma permite centralizar informações, garantir conformidade e otimizar processos. Quem está em campo tira foto na hora, sobe na versão mobile imagens já georreferenciadas, entre outras funcionalidades que agilizam a resposta e aumentam o controle”, diz.
Com a ferramenta, é possível reunir documentos, modelos 3D, cronogramas, inspeções e planos de ação em um ambiente único e acessível pelas equipes técnicas em tempo real. A plataforma também permite o acompanhamento do andamento físico das obras, o controle de custos, a detecção de interferências e a rastreabilidade de decisões, facilitando auditorias e relatórios de prestação de contas junto aos financiadores internacionais.
Segundo o coordenador-geral da Utag, Marcio Teixeira, o uso de tecnologias como a ACC está alinhado ao compromisso da Prefeitura de Curitiba com a inovação e a melhoria da gestão pública. “Estamos falando de obras complexas, que envolvem múltiplas disciplinas, equipes, fornecedores e regras de financiamento. Ter uma plataforma integrada facilita o controle, a colaboração e a tomada de decisão. Com isso, conseguimos entregar mais qualidade e efetividade”, afirma.
A Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG) é o órgão da Prefeitura de Curitiba responsável pela coordenação, monitoramento e suporte técnico aos projetos estruturantes de infraestrutura viabilizados com financiamento externo. Entre os principais empreendimentos sob sua gestão estão o Novo Inter 2, que promove a modernização de 38 quilômetros de infraestrutura viária; o BRT Leste/Oeste, que requalifica o eixo estrutural entre o Cajuru e a CIC; e o Projeto de Gestão de Risco Climático no Bairro Novo do Caximba, voltado ao reassentamento de famílias em áreas de risco e à implantação de infraestrutura urbana com foco em resiliência ambiental.