HQ de Valêncio e Rones revive em livro
09/07/2025 às 22:45
Em fins de março e abril de 1972, o Diário do Paraná, um dos jornais extintos de Curitiba, presenteava seus leitores com uma história em quadrinho assinada por uma dupla que entraria para a história (entre outras), Valêncio Xavier e Rones Dumke. Décadas depois, esse trabalho é luxuosamente resgatado pelo jornalista Otávio Duarte e pelo artista gráfico Guinski.
 E os leitores, de ontem e de hoje, voltam ser presenteados: a referida HQ está no livro JOSNATH: A balada de Valêncio Xavier e Rones Dumke, que tem lançamento nesta quinta-feira, na Livraria da Vila, em Curitiba.
Otávio Duarte, que era amigo dos dois, há tempos desejava resgatar a obra, publicá-la com boa qualidade e explicar como foi feita. Contudo, ele e Luiz Antonio Guinski, também amigo da dupla, levaram meses para recuperar a qualidade do material porque a impressão do jornal, a partir de montagens de papel vegetal, era ruim. Vencido o desafio de restaurar e tratar digitalmente imagens raras de um jornal deteriorado, o próximo passo foi valorizar cada quadrinho.
 Além da própria HQ, o livro traz os bastidores da criação de Josnath, “balada” policial escrita por Valêncio, autor do célebre Mez da Grippe, e desenhada por Rones, também parceiro na capa da primeira edição do livro, lançado em 1981 pela Fundação Cultural de Curitiba. Otávio relata ainda a importância dos autores nas artes visuais, na literatura e no cinema. Valêncio Xavier (1933-2008) e Rones Dumke (1949-2019) foram ícones culturais da cidade. Otávio lembra que “Josnath foi uma narrativa revolucionária para sua época, influenciada pelo cinema mudo e seriados policiais do início do século XX”.
 
Sessão de lançamento:

Dia 10 de julho, nesta quinta, das 19h às 21h30, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba. A edição está venda também pelo site da livraria.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio