MENUx
O universo inovador e empreendedor do Paraná estará reunido entre os dias 11 e 12 de julho para o 10º ConectaPR, em Curitiba. Voltado a quem empreende ou já tem uma startup, o evento é realizado pelo Sebrae/PR e busca fomentar conexões estratégicas, levar conteúdo, promover a troca de experiências e apresentar soluções que fortaleçam o ecossistema de inovação do Paraná.
Consultorias, mentorias, oficinas mão na massa, capacitações, palestras e conteúdos, com foco no estímulo ao networking e ao diálogo com atores importantes do mercado são algumas das ações previstas na programação. As atividades serão realizada na sede da instituição, na Rua Cyro Vellozo, nº 59. Os ingressos para o ConectaPR ainda estão disponíveis no site: sebraepr.com.br/lp/conecta.
As startups participantes também terão acesso a consultorias gratuitas realizadas por especialistas no tema. O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, destaca que o ConectaPR disponibiliza uma programação ampla para quem deseja transformar conhecimento em ação.
“Serão dois dias com muito conteúdo voltado à inovação e para o ambiente das startups. É uma oportunidade para quem quer se atualizar, fazer networking qualificado. Além de, claro, contar com apoio do Sebrae, que é parceiro em toda a jornada de quem tem um negócio inovador”, destaca Tortato.
Na programação, entre os destaques confirmados estão: Thays Rodrigues, gerente de produtos digitais na Consultoria Levva; Artur Padilha, diretor de produto da Neurotech; e Anderson Diehl, investidor-anjo da Angel Investors Club. Estão confirmadas 11 caravanas de diferentes regiões do Paraná, com pelo menos 260 participantes.
Na área de exposição, 25 startups paranaenses, argentinas e atores do ecossistema apresentarão soluções voltadas a produtividade, automação, sustentabilidade e impacto social, entre outros. Os negócios participantes integram programas do Sebrae/PR, que vão desde incentivo de ideias inovadoras no ambiente acadêmico até o apoio e preparação para que startups que já estão no mercado possam crescer e captar recursos.
Outra atração esperada é o Investing Day, iniciativa que conecta empreendedores a potenciais investidores, criando um ambiente propício à captação de recursos, networking qualificado e troca de conhecimento com especialistas do mercado.
Tecnologia na prática
Neste ano, a Inteligência Artificial terá espaço de destaque com oficinas mão na massa que abordarão temas como engenharia de prompts, automação de processos e estratégias para escalar resultados com IA.
As três oficinas acontecem na sexta-feira (11) e serão conduzidas por especialistas como Leandro Souza (How Education), Danilo Brizola (Snowman Labs) e Welliton Oliveira (Evolve MVP). Serão demonstrados meios pelos quais a tecnologia pode ser incorporada de forma prática à rotina dos pequenos negócios. As oficinas têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. Para ter maior eficácia nas oficinas, é recomendado que os participantes tragam seus notebooks.
O evento ainda terá uma área dedicada a jogos de empresas paranaenses. O espaço é realizado em parceria com a Associação de Criadores de Jogos do Paraná (Acjogos PR) e disponibilizará acesso a jogos como o de um simulador de carro de corrida.
Uma comitiva da província de Misiones, na Argentina, estará presente com 23 representantes, composta por empreendedores, startups, instituições acadêmicas, governo e organizações de apoio ao empreendedorismo. A iniciativa reforça uma relação bilateral que teve início em 2001, com a criação do Parque Tecnológico Binacional, conectando setores de tecnologia das regiões de Pato Branco (PR) e Misiones.
No ano passado, foi estruturada a Rede de Inovação Missioneira (RIMI), que promove soluções inovadoras na província argentina e, entre outras ações, fortalece a presença destas empresas em ambientes de inovação do Paraná.
Outro destaque é o lançamento do Programa de Inovação Aberta do Sebrae/PR. A iniciativa vem com o objetivo de aproximar os pequenos negócios da área de inovação e grandes empresas que estão em busca de soluções para desafios estratégicos. O lançamento será na sexta-feira (11), a partir das 14h25, com a apresentação das empresas demandantes para o público, um espaço para criar conexões e a realização de painéis de conteúdo.
Antes do ConectaPR, na quinta-feira (10) durante o dia e sexta-feira (11) pela manhã, o Eli Summit reunirá empreendedores, gestores públicos, ambientes de inovação e Instituições de Ensino Superior (IES) de 42 municípios que aplicam a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). A proposta é conectar esses públicos com foco em “identificar, desenvolver e monitorar projetos inovadores”. Mais informações sobre o Eli Summit estão disponíveis no site do evento.
com Sebrae pr.agenciasebrae.com.br