Com tecnologias inteligentes, a hidráulica moderna transforma consumo energético em vantagem competitiva para indústrias e empresas de mobilidade pesada
*Lelio Ferrari – Diretor de Negócios da Hidracomp
Com os custos de energia em alta e a pressão crescente por práticas sustentáveis, as empresas que operam sistemas hidráulicos — tanto na indústria quanto no setor de máquinas móveis — estão investindo em inovação como estratégia para reduzir desperdícios e manter a competitividade. A boa notícia: a tecnologia já oferece soluções que otimizam o desempenho energético desses sistemas, com impacto direto na produtividade e nos custos operacionais.
Segundo Lelio Ferrari, Diretor de Negócios da Hidracomp, a revolução tecnológica na hidráulica vem sendo impulsionada por três pilares: bombas load sensing com deslocamento variável, válvulas proporcionais e inversores de frequência. Cada uma dessas soluções contribui para tornar o sistema mais inteligente, funcionando sob demanda e evitando consumo excessivo de energia.
Ferrari destaca que os sistemas tradicionais operavam em carga constante — ou seja, consumiam energia em excesso mesmo quando a operação não exigia tanto. “Hoje, a lógica mudou: os sistemas modernos se ajustam automaticamente, operando apenas o necessário para cada momento. Isso reduz custos, estresse nos componentes e também o impacto ambiental”, explica.
Além da economia na conta de luz, a tecnologia proporciona maior vida útil aos equipamentos, menos paradas para manutenção e maior controle da operação, contribuindo para a sustentabilidade e a segurança nos processos.