
O ex-senador Alvaro Dias apareceu com números expressivos na pesquisa de intenção de votos para o Senado no ano que vem
A Paraná Pesquisas apresentou amostragem sobre a disputa para o Senado no ano que vem e o nome que surgiu forte entre o eleitorado paranaense foi o do ex-senador Alvaro Dias (Podemos). Ele apareceu na pesquisa com 43,8% das intenções de votos, seguido pelo deputado estadual Alexandre Curi (PSD), com 26,8%. Depois aparecem o deputado federal Filipe Barros (PL), com 25,3%; Cristina Graeml (Podemos), com 21,2% e Zeca Dirceu (PT), com 10,8%. Na pesquisa espontânea, onde não são citados nomes, chama a atenção o número de eleitores que não sabem em que votar: 87,6%. Os nomes mais destacados depois são: Ratinho Jr., 1,7%; Cristina Graeml, 0,6% e um empate triplo entre Alvaro Dias, Deltan Dallagnol (que é inelegível) e Gleisi Hoffmann, com 0,5%.
MORO SEGUE NA FRENTE NO GOVERNO, MAS APOIO DE RATINHO JR. PESA
Na pesquisa para o Governo do Estado, o senador Sergio Moro (União Brasil) continua sendo o nome mais citado entre os eleitores, mas quando o nome de alguém é relacionado ao governador Ratinho Jr., a força de Moro diminui. No cenário espontâneo, também chama a atenção a porcentagem de eleitores que não sabem em quem votar: 79,5%. Ratinho Jr., que não pode reeleger, é o mais citado com 8%; seguido por Sergio Moro, com 2,3%; Alexandre Curi, com 1,2%; Beto Richa, com 0,6%; Rafael Greca, com 0,6%; Requião Filho, com 0,6%; Roberto Requião, com 0,6%; Guto Silva, com 0,4%; Enio Verri, com 0,1% e outros citados com 0,8%.
TRÊS CENÁRIOS PARA O GOVERNO
Em três cenários diferentes para o governo do estado, Sergio Moro segue na frente. No cenário 1, Sergio Moro tem 43,8% das intenções de votos; Beto Richa tem 17,5%; Requião Filho, com 16,5%; Guto Silva, com 5,2% e Enio Verri, com 3%. No cenário 2, sem Guto Silva e com Alexandre Curi, a pesquisa fica com Sergio Moro, 41%; Beto Richa, com 17,1%; Requião Filho, com 16,6%; Alexandre Curi, com 9,5% e Enio Verri, com 2,9%. No cenário 3, com Rafael Greca, Sergio Moro segue na frente com 38,2%; Rafael Greca, 19,5%; Beto Richa, 14,7%; Requião Filho, 13,4% e Enio Verri, com 3,1%.
SEGUNDO TURNO
Foram feitas simulações de segundo turno. Sérgio Moro x Guto Silva: 62,7% x 16,9%. Mas numa segunda avaliação, Guto Silva, com apoio de Ratinho Jr. sobe para 35,2% e Moro cai para 48,8%. Outra situação coloca Sérgio Moro x Alexandre Curi. Moro tem 58% e Curi, 25,3%. Mas com Alexandre Curi, com apoio de Ratinho Jr., sobe para 37,8% e Moro fica com 48,7%. A pesquisa para o governo e o senado foi feita entre os dias 3 e 6 de julho em 62 municípios paranaenses, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
ARILSON E ZECA DISPUTARÃO PRESIDÊNCIA DO PT NO PR
Os candidatos Arilson Chiorato e Zeca Dirceu vão disputar o segundo turno das eleições internas do PT Paraná. A definição dos nomes ocorreu após a apuração de 94% das 275 cidades que realizaram votação no último domingo. O resultado foi encaminhado para a Comissão de Organização Eleitoral (COE) Nacional. O segundo turno está previsto para ocorrer no próximo dia 27 de julho. Vencerá a eleição quem obtiver o maior número de votos válidos. A apuração começou às 18h00 do domingo (6) e se estendeu até o início da madrugada do dia 8 de julho (terça-feira). Ao todo, foram contabilizados 17201 votos válidos (brancos e nulos somaram 684). Além da apuração da presidência estadual, os petistas votaram para presidente nacional e municipal. Ainda votaram em chapas nacional, estadual e municipal. No caso de Curitiba, que somou cerca de 1,3 mil votos, os eleitores ainda elegeram presidente e chapa de zonal. São 10 ao todo. O vereador Angelo Vanhoni foi reeleito presidente do PT em Curitiba.
EDINHO SILVA PRESIDE O PT NACIONAL
O candidato Edinho Silva venceu o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores e será o novo presidente nacional. O anúncio foi realizado pelo senador Humberto Costa, presidente do PT, na sede da legenda, em Brasília, na noite da última segunda-feira (07). O processo eleitoral ocorreu com tranquilidade em todo o país e os filiados puderam votar para eleger dirigentes municipais, estaduais e na chapa nacional. Até a noite desta segunda-feira, foram apurados 342.294 votos para a presidência do partido. Destes, 239.155 foram para Edinho, o que corresponde a 73% dos votos. Em segundo lugar, ficou Rui Falcão, com 36.279 votos (11,15%), em terceiro, Romênio Pereira, com 36.009 (11,06%) e em quarto, Valter Pomar: 14.006 votos (4,30%).
EDUARDO PIMENTEL VIAJA A NOVA YORK
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), viaja nesta sexta-feira (11) a Nova York, nos Estados Unidos, e retorna no dia 17 de julho. Ele foi convidado oficialmente para participar do Programa Bloomberg Harvard City Leardership Initiative. Durante o afastamento, o vice-prefeito Paulo Martins (PL) assumirá interinamente o cargo de prefeito. A Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, localizada no Bloomberg Center for Cities da Universidade Harvard, capacita prefeitos e altos funcionários municipais para enfrentar desafios complexos em suas cidades e melhorar a qualidade de vida de seus moradores.
PROCESSO CONTRA EDER BORGES É ARQUIVADO
O Processo Ético Disciplinar (PED) 1/2025 foi arquivado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), após votação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP). O processo tratava de denúncia apresentada por Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) contra o vereador Eder Borges (PL), formalizada após a publicação de notícia no The Intercept Brasil, sugerindo que ele mantém um relacionamento afetivo com Andreia Gois Maciel, que é a mãe de Victoria Maciel de Almeida, atual chefe de gabinete do vereador. O placar da deliberação foi de 4 votos a 3 pelo arquivamento do PED 1/2025. Rafaela Lupion (PSD), Toninho da Farmácia (PSD), Guilherme Kilter (Novo) e Bruno Secco (PMB) se manifestaram pelo arquivamento da representação, argumentando que não havia documentos para embasar a denúncia. Laís Leão (PDT), Angelo Vanhoni (PT) e Lórens Nogueira (PP) opinaram pela admissibilidade, apontando que a Corregedoria havia recomendado o aprofundamento da investigação.
ACOSTAMENTO OBRIGATÓRIO EM RODOVIAS ESTADUAIS
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de acostamentos em todas as novas construções de rodovias estaduais. De autoria do deputado Evandro Araújo (PSD), com coautoria dos deputados Gugu Bueno (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Professor Lemos (PT), o projeto tem como objetivo principal garantir mais segurança nas estradas e preservar vidas. A obrigatoriedade se aplica tanto às obras realizadas diretamente pelo Governo do Estado quanto àquelas delegadas a empresas privadas, como as concessionárias de pedágio. A única exceção prevista no texto é para trechos urbanos, desde que haja justificativa técnica aprovada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A MENOPAUSA
Com o objetivo de ampliar o debate e combater a desinformação sobre a saúde da mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa o projeto que cria a Campanha Municipal de Conscientização sobre o Climatério e a Menopausa, de autoria da vereadora Rafaela Lupion (PSD). A proposta determina que a campanha seja realizada anualmente, preferencialmente no mês de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Menopausa, celebrado em 18 de outubro. O climatério é o período de transição biológica que antecede a menopausa, caracterizado por alterações hormonais que podem impactar a saúde física e emocional das mulheres. Já a menopausa corresponde à última menstruação e costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade. Segundo a justificativa do projeto, o intuito da criação da campanha em Curitiba é "reduzir o estigma sobre o climatério, incentivando o diálogo aberto na sociedade".
FALECIDOS NO EXTERIOR
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná que visa oferecer mais dignidade e apoio às famílias que enfrentam a difícil situação de perder um ente querido fora do país. A proposta altera a Lei Estadual nº 21.981/2024, que institui a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, para incluir entre as ações de assistência emergencial o apoio logístico e/ou financeiro ao traslado de corpos de cidadãos paranaenses falecidos no exterior, quando constatada a vulnerabilidade social ou econômica dos familiares residentes no Paraná. “Casos como o da jovem Juliana Marins, que morreu em uma trilha na Indonésia, e mais recentemente o do estudante paranaense Victor, no Canadá, mostram o quanto é urgente termos uma legislação estadual que ampare essas famílias em momentos de extrema dor e dificuldade”, destacou o deputado.
CENTENÁRIO DA COOPERATIVA FRÍSIA
Os 100 anos de história da Frísia e o Ano Internacional do Cooperativismo foram homenageados, pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Governo do Estado. A Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná, e o Ano Internacional do Cooperativismo foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), ressaltou a relevância do cooperativismo para o crescimento econômico e social do Paraná. “Não é apenas um reconhecimento, mas também um agradecimento às cooperativas do Paraná. A Frísia tem uma belíssima trajetória centenária, e essa homenagem é um símbolo do que o cooperativismo representa para o nosso Estado”, afirmou. De acordo com ele, o modelo de cooperativismo implantado no Paraná tem se mostrado extremamente eficaz.