Evento gratuito e exclusivo para franqueadores acontece em Curitiba
08/07/2025 às 08:16
Movimento Franchising Curitiba chega à sua quarta edição em julho; encontro reúne empreendedores para bate-papos e rodas de conversa

Conhecida como “capital brasileira das franquias”, Curitiba vem se consolidando como um dos principais polos emergentes do franchising no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as unidades da capital paranaense tiveram um aumento de 21,11% em 2024, gerando quase 40 mil empregos diretos. Dessa forma, passou da quarta para a terceira posição nacional em faturamento absoluto com franquias.

É diante desse cenário que o Movimento Franchising Curitiba, criado por Erlon Labatut e Leonardo Paixão, chega à sua quarta edição. Em parceria com o Sebrae Paraná, o evento acontecerá no dia 15/07, às 9h, e será gratuito e exclusivo para franqueadores . O objetivo é que seja uma troca de experiência entre os participantes por meio de bate-papos e rodas de conversa.

“Esse movimento nasceu da vontade de transformar Curitiba em uma referência nacional em franchising. Temos as condições ideais para isso: um ambiente de negócios favorável, redes competentes e uma comunidade empreendedora ativa”, destaca Labatut. Para Paixão, “o impacto prático das ações mostra que estamos indo além do networking — estamos gerando capacitação, expansão e visibilidade para o franchising curitibano”.  

Para o encontro, o tema central será voltado para oportunidades e desafios de operações em shoppings. Em edições anteriores, marcas, como Dóffee, Biavatti e inFlux, marcaram presença. E, desta vez, estão confirmados empresários de ampla experiência com operações de shoppings centers, como Luiz Lima (Spedini e It’s Grill) e Melvin Kohane (Primo Amore).

Ainda de acordo com Erlon, o foco nos franqueadores para esta edição tem o objetivo de ampliar o relacionamento e a comunicação entre eles. “É importante que franqueadores, em geral, interajam entre si. É fundamental haver uma base de relacionamento profissional e fortalecer cada vez mais o networking entre os empreendedores, a fim de buscar soluções entre as próprias franquias”, afirma.

As inscrições podem ser realizadas por meio do WhatsApp (41) 99650-1884. Os interessados deverão informar seus nomes completos e as empresas que representam.

Capital das franquias

Mais do que uma cidade empreendedora, Curitiba conta com um ambiente altamente favorável ao franchising. A cidade colhe ISS reduzido para franquias, graças à articulação entre a ABF e a Prefeitura. A logística eficiente de uma cidade planejada facilita treinamentos e suporte, além de reduzir custos operacionais.

O Movimento Franchising Curitiba prevê novos encontros, ações conjuntas e programas de suporte contínuo com o apoio, sempre com o apoio do Sebrae e de outras entidades comprometidas com o crescimento sustentável do setor. Para Labatut, a qualidade de vida e o custo acessível refletem na facilidade para empreender na cidade, principalmente ao comparar com as capitais do topo, como São Paulo e Rio de Janeiro.

“O custo para morar e empreender aqui, comparando-se com São Paulo, Rio ou – até mesmo – Brasília, fica muito mais acessível. Deste modo, Curitiba se torna um polo atraente para empresas e profissionais de peso no mercado. É assim que escritórios jurídicos, de arquitetura e consultorias, que estabelecem sua sede aqui”, ressalta.

A capital também é o berço do Movimento Franchising Íntegro, iniciativa que valoriza práticas éticas, sustentáveis e transparentes no franchising, reforçando o compromisso da cidade com um modelo de expansão responsável e de longo prazo.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio