Curitibano assume presidência da Academia Brasileira de Neurocirurgia
07/07/2025 às 18:10
Diretores do Hospital INC (esq p/ dir): os neurocirurgiões Ricardo Ramina, André Giacomelli e Murilo Meneses.
O neurocirurgião curitibano Dr. André Giacomelli Leal, diretor Técnico do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), acaba de assumir a presidência da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc). Ele tomou posse como presidente para o biênio 2025 - 2027, na sexta-feira (4), durante a Assembleia Geral do XXI Congresso da ABNc que ocorreu no Teatro Amazonas, em Manaus.

Fundada em 18 de outubro de 1974, a ABNc é uma das mais respeitadas instituições da área no país, reúne centenas de neurocirurgiões de todas as regiões, e tem como patronos os professores José Ribe Portugal e Elyseu Paglioli, pioneiros da neurocirurgia brasileira. Reconhecida pela World Federation of Neurosurgical Societies (WFNS), a ABNc é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento científico, cultural e educacional da neurocirurgia, com atuação nacional e representação internacional.
 
Dr. André Giacomelli Leal traz à presidência um perfil inovador e dinâmico. Entusiasta da tecnologia aplicada à Neurocirurgia, já desenvolve projetos com alunos e neurocirurgiões de todo o Brasil, promovendo capacitação acadêmica e produção científica em larga escala. É autor e organizador de mais de 20 livros e diversos artigos científicos, consolidando seu papel como referência no ensino e na pesquisa neurocirúrgica.
 
Entre as principais metas da ABNc sob sua gestão, estão fomentar a excelência técnica e científica da neurocirurgia e estimular o intercâmbio com centros de excelência nacionais e internacionais. “Vamos trabalhar para reforçar a formação continuada por meio de congressos, jornadas e cursos especializados e também para representar o Brasil em instituições e eventos internacionais de neurocirurgia”, informa o Dr. André Giacomelli, reforçando que reafirma o compromisso da ABNc com a inovação, a educação e a valorização da neurocirurgia brasileira no cenário global.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio