
Foto: reprodução
O governo da Índia notificou a Organização Mundial do Comércio, OMC, sobre sua proposta de impor taxas retaliatórias sobre importados americanos.
A ação é uma resposta contra uma tarifa adicional de 25% que o governo do presidente americano, Donald Trump, impôs sobre automóveis e autopeças essenciais importados para os Estados Unidos.
A notificação indiana enviada à OMC na sexta-feira comunica que os Estados Unidos arrecadariam 723,75 milhões de dólares ao impor a tarifa adicional.
Também menciona que as tarifas retaliatórias da Índia resultariam em um montante equivalente de taxas cobradas de produtos importados dos Estados Unidos.
A Índia não divulgou detalhes da medida, incluindo quais produtos americanos seriam os alvos das tarifas retaliatórias.
Segundo o governo indiano, o país se reserva o direito de suspender ou modificar a notificação, indicando que as medidas retaliatórias propostas podem ser canceladas dependendo da reação de Washington à proposta.
O governo da Índia está intensificando seus esforços para negociar um novo pacto comercial com os Estados Unidos, já que a pausa no que Trump classifica como tarifas recíprocas deve expirar na quarta-feira.