MENUx
O bilionário americano do setor de tecnologia Elon Musk anunciou a fundação do “Partido da América”, após o resultado de sua pesquisa nas redes sociais exibir apoio para sua proposta de criar um novo partido político.
Musk conduziu a pesquisa on-line na sexta-feira, no mesmo dia em que o presidente Donald Trump sancionou uma lei de redução de impostos em grande escala. Musk vinha criticando tal legislação.
Em sua plataforma de rede social X, Musk convocou os usuários a responderem sim ou não à sua pergunta: “Devemos criar o Partido da América?”. Ele comentou que o Dia da Independência era o momento perfeito para perguntar se eles queriam independência do sistema bipartidário.
A pesquisa recebeu mais de 1,24 milhão de respostas antes de seu encerramento. O resultado mostra que cerca de 65% dos entrevistados são a favor da ideia.
Musk declarou em seu post no domingo: “Hoje, o Partido da América está formado”.
Os detalhes do novo partido permanecem desconhecidos, mas a ação de Musk é vista como uma tentativa de pressionar Trump e seu Partido Republicano antes da eleição de meio de mandato do próximo ano.
Musk chefiou o Departamento de Eficiência Governamental até o final de maio e trabalhou para reduzir os gastos do governo. Ele vem criticando a nova legislação, afirmando que ela aumentaria significativamente os déficits fiscais dos Estados Unidos.