Férias de julho sem tédio: sete formas de entreter as crianças, faça frio ou faça sol
04/07/2025 às 19:22
Há diversas opções de lazer para aproveitar o período de descanso escolar. Confira dicas de atividades sem telas da diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal
 
As férias de julho chegaram, e com elas o desafio de entreter as crianças durante os dias de inverno. Com temperaturas baixas, muitas famílias acabam evitando passeios “do lado de fora”, mas o frio não precisa ser obstáculo para aproveitar momentos ao ar livre. Atividades externas nesta época contribuem para a saúde física e mental, além de fortalecer vínculos familiares. Explorar parques, caminhar em trilhas ou simplesmente brincar em áreas abertas ajuda as crianças a gastarem energia de forma saudável e ainda amplia o contato com a natureza, essencial para aumentar o bem-estar.
 
“Mesmo no frio, as atividades ao ar livre são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, desde que estejam bem agasalhadas”, destaca a pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal. “Brincar em espaços abertos favorece a socialização, estimula a criatividade e ainda reforça a imunidade, além de ser uma ótima oportunidade de passar tempo de qualidade em família”.
 
Além de aproveitar atividades ao ar livre, as famílias também podem realizar outras atividades dentro de casa, especialmente em dias chuvosos. Entre as opções estão as brincadeiras manuais, como artesanato, pintura ou montagem de brinquedos recicláveis, que ajudam a desenvolver a coordenação motora e a imaginação, reforça a diretora: “As atividades manuais estimulam o raciocínio lógico, fortalecem a autonomia, a capacidade de concentração e a paciência. Esses momentos também contribuem para o equilíbrio emocional, o que é fundamental em todas as idades”, reforça.
 
Outras ideias que costumam agradar crianças e pais são jogos de tabuleiro, contação de histórias e sessões de culinária — como preparar biscoitos ou bolos — que podem se transformar em verdadeiras aventuras para os pequenos. Mais do que simples passatempos, essas atividades fortalecem os laços familiares, essenciais para enfrentar desafios e desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais ao convívio coletivo, tanto na escola quanto na comunidade.
 
Independentemente da programação escolhida, o mais importante é reservar tempo para estar presente e aproveitar em família. Confira 7 dicas de atividades sem telas para tornar as férias de julho cheia de boas memórias, mesmo com o frio:
 
1. Caminhadas
Escolha trilhas fáceis, mesmo que sejam em parques urbanos, para explorar o meio ambiente e se conectar com a natureza. Fazer caminhadas gera vários benefícios, como a melhora da circulação, da respiração e da resistência física e ajuda a manter o corpo aquecido. “Observar plantas, insetos, pedras e sons da natureza desperta a atenção e a criatividade, aspectos essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças”, reforça Carolina Paschoal.
 
2. Oficina de culinária
Aproveite o frio para convidar as crianças a preparar receitas simples, como bolos, biscoitos ou pães. Além de divertido, o momento ensina noções de medidas, higiene e organização, conhecimentos importantes para a vida. Elas podem ajudar a mexer a massa e decorar os quitutes e, no fim, ainda saborear o resultado.
 
3. Brincadeiras de movimento
Clássicas e divertidas, atividades como corrida de saco, pega-pega ou esconde-esconde são ideais para animar as crianças no inverno. Além de estimular a coordenação e o trabalho em equipe, ajudam a aquecer o corpo rapidamente, gastar energia e espantar o frio, gerando muitas memórias afetivas em família.
 
4. Jogos de tabuleiro
No inverno, reunir a família ao redor de jogos é garantia de risadas e aprendizado. Jogos de tabuleiro, como xadrez, dama, cara a cara ou dominó estimulam o raciocínio e a convivência saudável, ensinando sobre regras, estratégia e paciência. E o melhor: todo mundo participa junto, sem precisar de telas.
 
5. Sessão de contação de histórias
Escolham livros interessantes ou inventem histórias juntos, em que cada pessoa cria uma parte. Atividades como essa incentivam a imaginação, a criatividade e ampliam o vocabulário. Dá para usar fantasias, vozes diferentes ou fantoches para tornar a contação ainda mais divertida. Assim, os livros viram verdadeiros portais mágicos.
 
6. Caça ao tesouro
Monte pistas e charadas pelo quintal ou jardim, levando a um “tesouro” surpresa — pode ser um brinquedo, um chocolate ou um bilhetinho carinhoso. As crianças se divertem resolvendo desafios e movimentando o corpo. Além de brincar, exercitam a concentração e a curiosidade.
 
7. Jardinagem
Mesmo em dias gelados, é possível plantar temperos, ervas ou flores em vasinhos reaproveitados. Ensine as crianças a preparar a terra, plantar as sementes e regar. Assim, elas aprendem a cuidar, ter paciência e acompanhar o crescimento das plantas.
 
Sobre a Escola Pedro Apóstolo  
Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte e cinco anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.  
 
A formação integral do aluno é o propósito da escola e consiste no aprimoramento do desenvolvimento intelectual aliado ao emocional. Com ambientes projetados para que os alunos se sintam pertencentes ao seu espaço, há uma constante busca por novas tecnologias, formação continuada e metodologia de ensino.  
 
Escola Pedro Apóstolo  
Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso  
Telefone: 41-3347-5834  
Whatsapp: 41-99684-7218   
secretaria@pedroapostolo.com.br  
www.pedroapostolo.com.br  
Facebook: escolapedroapostolo
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio