Concessionária do Aeroporto Internacional Afonso Pena conquista selo das melhores empresas para mulher trabalhar
04/07/2025 às 11:53
Fonte: Divulgação Motiva
Reconhecimento reafirma a liderança da Motiva na promoção da equidade de gênero no setor de infraestrutura de mobilidade
A Motiva, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Afonso Pena, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das melhores empresas de médio e grande porte para mulheres trabalharem, segundo o ranking Great Place to Work (GPTW) Mulher. A Companhia figura entre as 23 primeiras colocadas na edição 2025 da premiação.
Com mais de 16 mil colaboradores, a Motiva tem ampliado de forma consistente a presença feminina em seu quadro de profissionais. Atualmente, as mulheres representam 37% da sua força total de trabalho e ocupam 46% dos cargos de diretoria, índice expressivo em um setor historicamente masculino, cuja média de mulheres em cargos de liderança não ultrapassa 16%. A meta da empresa é alcançar 51% de participação feminina até 2035.
“A Motiva acredita que promover a agenda de Diversidade & Inclusão (D&I) se traduz em um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor e, ao mesmo tempo, em mais inovação e em resultados mais sólidos para a organização. Estamos comprometidos em construir uma companhia no qual o desenvolvimento profissional e as oportunidades são acessíveis a todos, sem distinção de gênero”, argumenta a vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Raquel Cardoso, primeira mulher a integrar a diretoria-executiva da Motiva.
O reconhecimento do GPTW Mulher reflete os avanços conquistados pela Companhia e as iniciativas dedicadas às colaboradoras. Para fortalecer a presença feminina em cargos de liderança, o time de Recrutamento e Seleção adota uma política de busca ativa por candidatas e garante que pelo menos uma mulher participe da etapa final dos processos seletivos. A Companhia também investe no Programa ELAS, uma mentoria exclusiva que visa desenvolver talentos femininos em todas as suas áreas de negócio.
Além disso, o programa de D&I da Motiva “Pertencer – inclusão e respeito para ser” estrutura ações concretas voltadas à promoção da equidade de gênero. Entre essas iniciativas estão o programa Mulheres na Roçada, focado na inclusão feminina em funções operacionais externas, a formação de turmas de aprendizes mulheres em áreas técnicas, como manutenção ferroviária, e o projeto Mulheres em Construção, que capacita mulheres em atividades tradicionalmente masculinas, como alvenaria, pintura e hidráulica.
Além do reconhecimento no GPTW Mulher, a Motiva passou a integrar dois importantes indicadores do mercado brasileiro em 2025: o IDIVERSA B3, índice de diversidade da Bolsa de Valores, e o IGPTW Brasil, que destaca empresas com as melhores práticas de inclusão no ambiente corporativo. No ano anterior, em 2024, a Motiva também já havia sido reconhecida no ranking nacional do GPTW, figurando entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio