
Foto: Divulgação
A data destaca o papel transformador do cooperativismo no desenvolvimento sustentável e na vida das comunidades.
No próximo dia 5 de julho, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data criada para valorizar o modelo cooperativista como instrumento de desenvolvimento sustentável e bem-estar coletivo. Em 2025, a data ganha ainda mais relevância com a oficialização, pela Organização das Nações Unidas (ONU), do Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição do setor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Alinhada a esse propósito global, a Viacredi, uma cooperativa Ailos, preparou uma ação especial: o Tour Digital do Cooperativismo, uma viagem virtual por marcos históricos e culturais do cooperativismo na região Sul do país. O objetivo é inspirar, reforçar o sentimento de pertencimento e mostrar que esse modelo socioeconômico está presente no cotidiano das pessoas.
O tour começa por Nova Petrópolis (RS), reconhecida como a “Capital Nacional do Cooperativismo”. Foi lá que surgiu, em 1902, a primeira cooperativa de crédito do país, marco que deu origem a uma cultura cooperativista enraizada e viva até hoje. Seguindo para Blumenau (SC), o passeio virtual destaca dois espaços que se conectam com a história da Viacredi e sua relação com a comunidade.
A segunda parada foi no Jardim Suspenso, localizado no Centro de Memória Ingo Hering - na sede da Cia. Hering, em Blumenau, na qual também foi constituída a Viacredi. O espaço que preserva a história da companhia, integra o conjunto arquitetônico tombado projetado por Hans Broos e conta com paisagismo de Burle Marx. No local são realizadas visitas guiadas e atividades educativas, que reforçam a conexão entre a origem do cooperativismo na região e o desenvolvimento das iniciativas que marcaram a economia e a organização comunitária de Blumenau.
Por fim, o tour chega ao Espaço Coop - Casa Amarela, localizado em frente à sede da Viacredi, em Blumenau. O local guarda e preserva a história da cooperativa e também recebe visitas guiadas que propõem um mergulho pelos mais de 70 anos da Viacredi. O imóvel restaurado e preservado como patrimônio histórico, é um símbolo do compromisso da cooperativa com a valorização de sua história e do movimento cooperativista na região.
Para Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, ações como o Tour Digital têm papel estratégico na promoção de valores que muitas vezes passam despercebidos. “O cooperativismo mostra que dá pra crescer junto, com base na confiança, na união e no cuidado com as pessoas. Mais do que dividir resultados, a gente cria caminhos para que todos tenham mais chances de viver melhor. É um jeito de fazer a economia girar de verdade, com dinheiro que fica na comunidade, fortalece os negócios locais e melhora a vida de quem está por perto.”, afirma.
Impacto positivo
Celebrado todos os anos no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) reconhece a importância das cooperativas na construção de um mundo melhor. E este ano, a Viacredi tem muito a celebrar. Com mais de 1 milhão de cooperados, se consolidou como a maior cooperativa de crédito em número de cooperados do Brasil.
Vanildo ressalta que a Viacredi atua com diretrizes alinhadas aos ODS da ONU e busca constantemente ampliar o impacto positivo em suas comunidades. “Precisamos mostrar que esse modelo — humano, viável e transformador — é a resposta que o mundo precisa reencontrar.”, completa.
A proposta da Viacredi, com seu tour digital, vai além de uma celebração simbólica: é uma convocação para que cooperados e
comunidades[JB1] reconheçam a força transformadora do cooperativismo no Brasil.
Sobre a Viacredi: www.viacredi.coop.br.
!