Escola de Espectadores do Paraná realiza intercâmbio para troca de experiências com a primeira escola de espectadores do mundo
03/07/2025 às 00:24
Foto: Divulgação

Dirigentes do projeto Plateia Pensante - a Escola de Espectadores do Paraná - estiveram em Buenos Aires para conhecer e trocar experiências com projeto inspirador na capital da Argentina que existe há 25 anos

Plateia Pensante - A Escola de Espectadores do Paraná, projeto-piloto da Secretaria de Estado do Cultura do Paraná e do Governo do Paraná, por meio da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, de natureza cultural e educativa que visa formar e preparar diferentes públicos para a apreciação e usufruição de conteúdos e produções de variadas vertentes artísticas, promoveu um intercâmbio cultural com a “Escuela de Espectadores de Buenos Aires - EEBA”, projeto que inspirou a escola paranaense, que existe na capital argentina desde o ano 2001.

Na oportunidade, as dirigentes do programa paranaense das cidades de Cascavel, GuarapuavaPonta Grossa e Francisco Beltrão conheceram o projeto no país vizinho e foram recebidas pelo Diretor e Fundador, Dr. Jorge Dubatti, que é crítico, historiador e professor da Universidade de Buenos Aires. Dubatti também é coordenador do Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini, integrante da Cátedra Itinerante de Teatro Latinoamericano e pesquisador da cena contemporânea na América Latina, no campo da filosofia do teatro e cartografia da arte. “Recebo com alegria as colegas de trabalho que estão com a missão de implementar a Escola de Espectadores do Paraná. Cada região, cada local tem sua especificidade. Serão quatro escolas distintas, uma para cada cidade no Paraná, pois haverá situações e demandas específicas em cada local. É importante ficarmos antenados para o que sucede em cada um destes locais. Mas a troca, a experiência em cada uma delas são ferramentas necessárias uma para a outra, assim como estamos fazendo agora entre a Escola de Espectadores do Paraná com a Escola de Espectadores de Buenos Aires”, comenta o Dr. Jorge Dubatti.

Na oportunidade do intercâmbio, Bruna Bayley, coordenadora geral do programa, Herica Veryano, coordenadora pedagógica e Larissa Rezino, coordenadora de regionais da Plateia Pensante - A Escola de Espectadores do Paraná - participaram de uma aula na capital do país vizinho, além de assistirem ao espetáculo “Carnada”, de Susana Molina e direção de Cintia Miraglia, juntamente com os alunos da Escola de Espectadores de Buenos Aires, em que puderam também acompanhar a desmontagem da peça e um bate-papo especial com Jorge Dubatti e os integrantes da companhia. 

Foi uma experiência muito enriquecedora, pois Buenos Aires tem uma relação muito forte com as artes cênicas. Foi muito bom poder perceber o respeito, o carinho e a forma que a Escola de Espectadores de Buenos Aires discute os espetáculos que estão em cartaz na cidade. Pudemos apresentar para o Dr. Jorge Dubatti o nosso modelo dos materiais didáticos que utilizaremos no programa aqui no Paraná e a metodologia para os perfis das turmas que serão montadas, que foram elogiados por ele”, explica Bruna Bayley, coordenadora geral da Escola de Espectadores do Paraná - Plateia Pensante.

Plateia Pensante - Escola de Espectadores do Paraná tem como inspiração a Escola de Espectadores de Buenos Aires, conforme exposto no Edital Qualifica Paraná - Chamamento Público nº 005/2024, sendo um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. 

Mais informações pelo site https://plateiapensante.com.br/ e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @plateiapensante, pelo Facebook.com/plateiapensante ou ainda pelo e-mail contato@plateiapensante.com.br

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio