Parque Jaime Lerner ganha rua e cerimônia
02/07/2025 às 13:24
O complexo arquitetônico Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski ganha cerimônia inaugural na noite desta quarta dia 2, passando a se chamar Parque das Pedreiras Jaime Lerner. E ali, o caminho que une as duas unidades vira a Rua da Música.
A homenagem é da prefeitura para o arquiteto, urbanista, ex-prefeito da cidade e ex-governador do Paraná que, nos anos 70 idealizou as transformações urbanas de Curitiba admiradas internacionalmente. Lerner faleceu aos 83 anos.
“Curitiba acolhe, se reinventa e se projeta como referência no cenário cultural, do turismo e do entretenimento”, festeja Helinho Pimentel, sócio da DC Set, grupo particular que gerencia o espaço municipal. A Rua da Música vai integrar mirante, estúdio de gravação, área infantil, centros expositivos, ambientes de convivência e cinco restaurantes que abrem as portas dia 18 de julho.
 A ambientação de cinco dos seis restaurantes tem assinatura do arquiteto André Henning, referência em arquitetura de negócios. “Convidei o André depois de uma conversa em que ele apresentou o conceito e os 3Ds. Eu já havia gostado dos projetos, mas o resultado superou o que vimos na tela: uma entrega real, encantadora e acima das expectativas”, diz Helinho Pimentel.
 Cada restaurante (Ernesto Music Hall, R&B, Olaria, Canabenta e Mustang Sally) foi projetado como extensão sensorial de um ritmo musical, materializando sons em formas, cores, texturas e experiências. “Cada casa tem uma personalidade e uma trilha sonora”, explica André Henning, que ficou também responsável pela ambientação externa da Rua da Música, desde o projeto de iluminação até o mobiliário do espaço.
André Henning é responsável também pela arquitetura e ambientação da exposição permanente Geração Pedreira, que contará a história da Pedreira Paulo Leminski, passando pela inauguração, desativação e renascimento como um dos principais símbolos culturais da cidade. A galeria terá fotos históricas, objetos e depoimentos de artistas que ali já se apresentaram.
“Posso afirmar, sem medo de errar, que as operações da Rua da Música levam os projetos mais prazerosos da minha carreira. Foi muito satisfatório e gratificante trabalhar em algo tão grandioso, que em breve fará parte da história da cidade de Curitiba. Um espaço tão especial, que une nomes como Paulo Leminski e Jaime Lerner, dois ícones brasileiros”, celebra André Henning. 
 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio