market4u aposta em retail media
Célio Martinez lidera o market4u Ads, publicidade segmentada para ampliar receita dos franqueados e transformar PDXs em canais de mídia inteligentes
02/07/2025 às 10:37
Célio Martinez, diretor de retail media no market4u Ads, e Eduardo Córdova, CEO do market4u
O market4u, maior rede de mercados autônomos da América Latina e reconhecida como a maior microfranquia do Brasil pela ABF, anuncia o lançamento do market4u Ads, nova unidade de negócios focada em retail media. A spin-off marca a entrada da empresa no setor de publicidade segmentada, unindo dados de consumo em tempo real, tecnologia proprietária e presença nacional para criar uma nova fonte de receita para franqueados e um canal direto entre marcas e consumidores.

A operação será liderada por Célio Martinez, executivo com mais de 25 anos de experiência nos setores de varejo e comunicação, com passagens por empresas como AMBEV, Gouvêa Ecosystem, THE LED e cofundador da plataforma Mercado & Consumo.

O lançamento da market4u Ads acontece em meio à rápida expansão global do setor. De acordo com a Research and Markets, o mercado de retail media movimentou US$ 115 bilhões em 2023 e deve ultrapassar US$ 231 bilhões até 2030. No Brasil, o segmento atingiu US$ 857,5 milhões em 2024 e tende a crescer acima de 60% nos próximos anos.

Com o novo braço de atuação, o market4u passa a operar como um publisher: sua rede de lojas autônomas em condomínios residenciais e comerciais agora integra uma plataforma de mídia com capilaridade nacional, inteligência de consumo em tempo real e alta capacidade de segmentação.

Positivo leva ao mercado corporativo soluções para armazenamento

A Positivo Servers & Solutions, empresa da Positivo Tecnologia especializada na produção de soluções de infraestrutura de TI, reforça sua atuação no mercado corporativo ao apresentar, em parceria com a Nutanix, novas soluções de armazenamento hiperconvergente. Desde 2015, as marcas mantêm colaboração para acelerar a transformação digital e facilitar a gestão de TI, com sistemas que integram computação, armazenamento e rede em uma única plataforma controlada por software.

Segundo Silvio de Ferraz Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions, o acordo com a Nutanix tem como objetivo simplificar e aumentar a eficiência de data centers, já que a solução hiperconvergente da parceira atende à crescente demanda corporativa por plataformas capazes de suportar aplicações em nuvem e tradicionais, reduzindo a complexidade operacional e aumentando a produtividade. “Com a expansão para o Brasil, a Nutanix identificou uma oportunidade de fabricar os dispositivos localmente e nos procurou devido à nossa experiência na produção de servidores Supermicro no país desde 2008”, afirma. 

A Positivo desempenha um papel estratégico na fabricação de soluções hiperconvergentes, que são equipamentos projetados para garantir o máximo desempenho do software integrado. Em uma década, a empresa já entregou mais de 5 mil nós que sustentam a base tecnológica da Nutanix. A produção vem apresentando crescimento constante, acompanhando a consolidação da Nutanix no mercado de tecnologia híbrida multicloud. 

Atualmente, a NAI (Nutanix Enterprise AI) e a NKP (Nutanix Kubernetes Platform) compõem o portfólio avançado da Nutanix, voltado à infraestrutura e à inteligência artificial. A NAI facilita a adoção e a gestão de IA, com suporte seguro a modelos de LLM (Large Language Model) em ambientes locais ou na nuvem. Já a NKP permite gerenciar workloads em ambientes multicloud híbridos com agilidade e eficiência, inclusive em aplicações de IA. A NAI é integrada à NKP e oferece compatibilidade aos modelos de IA desenvolvidos por fontes como Hugging Face, NVIDIA NeMo e modelos privados. 

O portfólio da Positivo Servers & Solutions também se destaca por oferecer soluções completas para repatriamento de dados, integrando computação, armazenamento, rede e proteção de dados em sistemas com design validado pela Nutanix. 

Rocket abre inscrições para startups ganharem visibilidade

O maior reality multimídia de inovação e empreendedorismo da TV aberta no Brasil está de volta. A RPC, afiliada Globo no Paraná, está com as inscrições abertas para a 7ª temporada do Rocket, projeto que vem se consolidando como uma plataforma de visibilidade, aceleração e conexão para startups. Startups de todos os segmentos podem se inscrever até 13 de julho, pelo site. 

Com duração de quatro meses, o Rocket acontece com base em Curitiba, e envolve uma programação intensa de gravações, desafios, ativações com marcas e produção de conteúdo para diferentes plataformas. 

Desde sua criação, o Rocket já revelou mais de 180 startups, ajudou a impulsionar negócios que hoje faturam milhões de reais e conquistaram espaço no mercado. Só em 2024, o projeto gerou resultados expressivos de audiência e visibilidade em todas as suas plataformas de distribuição, incluindo TV aberta, Globoplay, redes sociais, rádio e eventos corporativos. 
A edição 2025 estreia com um formato ainda mais robusto, com mais de dez produtos, presença em sete plataformas e novas ativações que aproximam ainda mais os participantes do mercado e de grandes marcas patrocinadoras. 
 
Programa oferece 5 mil bolsas gratuitas para mulheres

O Santander e a F1RST, empresa de tecnologia do Santander, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), líder global em computação em nuvem, anunciam a abertura das inscrições para o Bootcamp Santander Code Girls, programa que oferece 5.000 bolsas de estudo gratuitas exclusivamente para mulheres, com foco na capacitação em tecnologia. A trilha educacional foi desenvolvida para garantir o aprendizado em tecnologias da AWS com aplicação prática nos conceitos de cloud computing e DevOps. As interessadas podem se inscrever até 3 de agosto pelo Santander Open Academy no link. Não é necessário ter conhecimento prévio ou ser cliente do Banco para participar.

O programa abordará desde os conceitos básicos até práticas avançadas de automação e DevOps, com fundamentos da computação em nuvem, gerenciamento de instâncias, redes, bancos de dados, segurança e serviços avançados, incluindo Lambda, Kubernetes e ferramentas de monitoramento. Além disso, explora práticas recomendadas de segurança, desenvolvimento e automação, fornecendo uma base sólida para quem deseja se aprofundar na AWS e utilizar seus serviços de forma eficiente e segura.

Todas as bolsistas terão acesso online gratuito à trilha de aprendizagem oferecida pela DIO (Digital Innovation One), ecossistema de educação aberta em tecnologia da América Latina que conecta talentos a oportunidades reais por meio de cursos, projetos práticos e desafios desenvolvidos em parceria com grandes empresas. 

A trilha traz os principais fundamentos e serviços essenciais para um usuário que gostaria de se preparar para a certificação oficial AWS Cloud Practitioner e as 250 participantes graduadas com o melhor desempenho receberão vouchers com 100% de desconto para a prova de certificação.  Além disso, as alunas irão concorrer a vagas de Analista de Tecnologia na F1RST, localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, a F1RST conta com mais de 40 analistas contratadas por meio do programa, consolidando a iniciativa como uma porta de entrada para mulheres no setor de tecnologia.  
 
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