Bebel Ritzmann lança livros em Lisboa e valoriza a presença de autoras brasileiras em evento internacional
02/07/2025 às 10:29

A escritora, poeta, jornalista e empresária Bebel Ritzmann lançou cinco livros, todos publicados pela Editora Livros Legais, durante a 95ª Feira do Livro de Lisboa, que aconteceu em junho, no Parque Eduardo VII, um dos mais tradicionais e aguardados eventos literários da capital portuguesa. Ela esteve no Pavilhão H39 da Rede Sem Fronteiras para sessões especiais de autógrafos das obras.

Os títulos lançados foram: “Mel, a capivara que brinca”, “As aventuras de Mel, a capivara amiga”, “A família arretada de Mel, Tchê!”, “Brechó (e mais)” e “Bordando Reflexos e Imagens”.

As obras demonstram a versatilidade da autora, que transita com naturalidade entre a literatura infantil — com a simpática personagem Mel, uma capivara divertida e carismática, que se tornou símbolo de Curitiba, e os textos poéticos e reflexivos, que marcam sua trajetória literária.

Além do lançamento de suas obras, Bebel também participou da sessão de autógrafos do projeto coletivo "Mulheres em Ação: Letras, Arte e Moda", sob coordenação de Angela Cardoso, ao lado das autoras Ocirema Kukleta, Debora Pio, Priscila Souza, Ana Maria Tourinho e da própria Bebel Ritzmann.

Na feira, a escritora autografou a Coletânea Mulheres Extraordinárias, publicada pela Rede Sem Fronteira, escrevendo sobre Chloris Casagrande Justen.

Num cenário de grande efervescência literária como é a Feira do Livro de Lisboa, a participação de Bebel Ritzmann reforça os laços entre Brasil e Portugal, promovendo a literatura lusófona e valorizando a presença de autoras brasileiras em um espaço de reconhecimento internacional.

Na ocasião, a escritora recebeu da Rede Sem Fronteiras o troféu Cultura Sem Fronteiras 2025, por mérito e reconhecimento em promover o engrandecimento da cultura lusófona. O troféu comemora os 12 anos da entidade, celebrado junto com membros e parceiros.
 

Sobre a autora

Bebel Ritzmann iniciou sua carreira literária com a coletânea de poesias “Entrega – da alegria aos medos, paixões e prisões”, e desde então vem construindo uma sólida produção autoral. Entre suas publicações estão “Páginas do Tempo” (edições bilíngues), “Outras poesias e Eu”, “Retalhos em Flor”, além de títulos infantis como “Bebel, a menina arteira” e “A pequena Bebel e seu jeito feliz”.

Suas poesias ultrapassaram as páginas dos livros e tornaram-se letras de músicas, revelando sua sensibilidade e amplitude artística. Como jornalista e empresária à frente da NCA Comunicação e da Editora Livros Legais, Bebel também atua como promotora da cultura e da literatura, sendo uma referência na cena literária contemporânea.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio