MENUx
A chinesa BYD, gigante dos veículos elétricos, afirma que a produção de diversos modelos deve ter início em sua fábrica no Brasil em questão de semanas.
Na terça-feira (1), a empresa apresentou a fábrica à mídia. A unidade industrial está localizada no estado da Bahia, no nordeste do país, e é a primeira fábrica da BYD na América do Sul.
A fabricante de veículos elétricos exibiu um carro que teria sido montado na nova instalação.
Segundo a empresa, a produção no Brasil deve começar com uma capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para até o dobro dessa quantidade no futuro.
Um funcionário da BYD enfatizou a contribuição da empresa para a economia local, dizendo que estão “fazendo do estado da Bahia o Vale do Silício da América do Sul”.
A fábrica se tornou o centro das atenções em maio, quando as autoridades brasileiras entraram com uma ação judicial contra a BYD e suas terceirizadas.
Segundo o Ministério Público brasileiro, as empresas foram responsáveis por permitir que cerca de 200 chineses trabalhassem em condições de trabalho análogas à escravidão. Os promotores exigem indenização por danos morais.
Outras montadoras de veículos chinesas também estão entrando no mercado brasileiro. É provável que a concorrência com fabricantes de automóveis europeias e japonesas seja acirrada.