MENUx
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou insatisfação com as atuais circunstâncias do comércio entre seu país e o Japão. Ele indicou que elevaria as tarifas sobre Tóquio para 30% ou 35%.
Trump está intensificando a pressão imposta sobre o Japão. O presidente ainda apontou que não deve estender o período de suspensão das tarifas, chamadas por ele de “recíprocas”, que deve ir até o dia 9 de julho.
Na terça-feira (1), ele falou a jornalistas a bordo do Air Force One. Ele reiterou sua frustração, dizendo que o Japão precisa de arroz, mas não aceita arroz americano e que tampouco compra carros americanos.
Em relação ao comércio, declarou que o Japão “tem sido muito injusto, mas agora isso acabou”.
Trump disse que escreveria uma carta ao Japão dizendo: “Sabemos que vocês não conseguem fazer o que necessitamos, então por isso pagarão 30%, 35% ou seja qual for o número que nós determinarmos”.
O presidente indicou que não estenderá a pausa dada às tarifas “recíprocas”, abrangendo países de todo o mundo, incluindo o Japão.
Atualmente, os EUA impõem uma tarifa universal de 10% ao Japão. Caso a parte das tarifas “recíprocas” que está suspensa seja imposta, a taxa total será elevada para 24%.
Em 11 de junho, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, indicou uma possível extensão da pausa tarifária. Trump, porém, agora deixou claro que se opõe à medida.