Construtora Equilíbrio lança ‘Alta’, empreendimento que resgata o morar com propósito no coração das Mercês
01/07/2025 às 01:39
Localizado em um bairro tradicional da capital paranaense, o Alta aposta em bem-estar, sustentabilidade e sofisticação como diferenciais em um mercado que valoriza mais do que metros quadrados

Com mais de 50 anos de tradição e mais de 300 mil m² construídos em bairros como Ecoville, Juvevê, Jardim Botânico e Alto da Glória, a Construtora Equilíbrio prepara o lançamento de um novo marco residencial em Curitiba: o Alta. Previsto para ser apresentado ao mercado em junho de 2025, o empreendimento nasce com a proposta de transcender o conceito tradicional de moradia a partir do bem-estar emocional, da arquitetura sensorial e do compromisso com escolhas conscientes. 
Localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 87, em um dos pontos mais altos do bairro Mercês, em Curitiba, o projeto se ancora na ideia de que morar bem vai além dos metros quadrados: envolve tempo, presença e pertencimento.
Mais do que um nome, “Alta” carrega uma narrativa. Dando continuidade ao legado de empreendimentos inspirados no mundo do vinho — uma marca simbólica da incorporadora —, o nome do novo projeto evoca as vinícolas situadas em altitudes elevadas da Itália, conhecidas por produzirem vinhos expressivos, longevos e de identidade marcante. A analogia é intencional: traduz uma filosofia de maturação cuidadosa, de experiências que se aprofundam com o tempo. “Este é um projeto que traduz a essência da Equilíbrio. Como os melhores vinhos, o Alta foi concebido para oferecer sofisticação na medida certa e deixar uma impressão duradoura, numa experiência de moradia que vai além do espaço físico. É sobre um modo de viver mais consciente, mais refinado e mais conectado com o que realmente importa”, afirma Anna Paula Araujo, diretora de incorporação da Construtora Equilíbrio.

O empreendimento é composto por uma única torre com 44 unidades residenciais, distribuídas em seis apartamentos por andar. As tipologias variam de apartamentos tipo, que variam de 86 a 134 m² de área privativa, a gardens com mezanino que chegam a 334 m². Já as coberturas duplex oferecem até 258 m², com áreas descobertas generosas e infraestrutura para instalação de spa. As plantas foram desenhadas com foco na integração entre ambientes, ventilação cruzada e entrada de luz natural, mantendo a flexibilidade para personalizações e adaptabilidade ao longo da vida. Essa diversidade permite atender perfis distintos de moradores, desde jovens casais em processo de transição, passando por famílias em busca de estabilidade, até investidores atentos ao potencial de valorização de bairros bem estruturados.
Projetado por um time multidisciplinar, a estética do Alta também chama atenção por sua composição elegante, que mescla elementos clássicos e contemporâneos com equilíbrio.  Buscando promover uma experiência de moradia que aconchego sensorial, emocional e visual, o projeto une materiais naturais, texturas acolhedoras e iluminação pensada para criar conforto sensorial. As áreas comuns reforçam essa proposta, tendo sido desenhadas para estimular o convívio, o cuidado com o corpo e a atenção à saúde emocional. 
Entre os espaços planejados, destacam-se o salão de festas com pé-direito duplo e coworking integrado, terraço descoberto com fireplace, piscina coberta e aquecida com raia de 16 metros, sauna seca, academia equipada, estação fitness ao ar livre, brinquedoteca, playground, Pet Place com grama natural e Pet Care com ducha e secador. Além disso, o paisagismo contempla jardins sensoriais e horta coletiva, reforçando a relação dos moradores com a natureza e com práticas sustentáveis. “Cada metro quadrado das áreas comuns foi pensado para gerar encontro, respiro e acolhimento. São espaços que não apenas embelezam o empreendimento, mas melhoram a rotina de quem vai viver ali”, diz Araujo.
Comprometido com os princípios da sustentabilidade e da tecnologia aplicada à moradia, o Alta traz diferenciais como a infraestrutura completa para carregamento de veículos elétricos (com um ponto por unidade), reaproveitamento da água da chuva, medição individual de consumo, guarita com vidro blindado, sistema de reconhecimento facial para pedestres e veículos, além de clausura de acesso e sistema de câmeras integradas. O projeto também conta com piso epóxi nas garagens, bicicletário e boxes de depósito para 30% das unidades.
A localização do empreendimento reforça sua proposta de valor. As Mercês oferecem um dos melhores equilíbrios entre tradição, conveniência e mobilidade em Curitiba. O bairro proporciona fácil acesso às principais vias da cidade, como as avenidas Manoel Ribas e Padre Anchieta, e está a poucos minutos de instituições de ensino como os colégios Positivo Júnior e Dom Bosco, do Hospital Nossa Senhora das Graças e de clínicas renomadas, além de áreas de lazer como o Parque Barigui e o Museu do Automóvel. A proximidade com as regiões do Largo da Ordem e de Santa Felicidade amplia o acesso à gastronomia local e ao patrimônio cultural curitibano. Situado em uma rua de características predominantemente residenciais, com vegetação abundante e atmosfera tranquila, o Alta oferece uma vista nobre da cidade e uma sensação de recolhimento que é, cada vez mais, um luxo urbano.
Referência em projetos que aliam qualidade de vida e sustentabilidade humana, a Construtora Equilíbrio é chancelada com o selo “Ser e Morar”, do programa “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, idealizado pelo psiquiatra Augusto Cury e pelo futurologista do morar Marcus Araujo, que destaca a criação de ambientes que proporcionam uma qualidade de vida integrada ao desenvolvimento pessoal e emocional dos moradores. Nesse contexto, o Alta se posiciona como um projeto voltado para quem escolhe com intenção. “Não se trata apenas de um imóvel de alto padrão, mas de um espaço que convida à pausa, à presença e à permanência. O Alta é sobre conquistar uma vida com mais critério. Sobre sair do automático, olhar com atenção para onde se mora e com quem se vive. É, acima de tudo, um lar com alma, pensado para quem entende que o verdadeiro luxo está nos detalhes”, conclui Anna Paula Araujo.

Sobre o Grupo Equilíbrio
Com mais de 50 anos de atuação no mercado imobiliário de Curitiba, o Grupo Equilíbrio é formado pela Construtora e Incorporadora Equilíbrio, TUO Empreendimentos, Lepanto Administradora de Bens e 7 Saltos Reflorestamento. Já são mais de 300 mil m² de área construída e mais de 2.800 unidades em 30 edifícios residenciais entregues aos clientes. Com um legado que se conecta com a história da capital paranaense, o Grupo se fundamenta na construção de projetos de vida que unem tradição, tecnologia e contemporaneidade para entregar história e ao mesmo tempo acompanhar gerações.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio