Presidente da Comissão Europeia sugere cooperação comercial entre Ásia e União Europeia
29/06/2025 às 01:00
Foto: reprodução

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu a ideia de cooperar com a Ásia para promover o livre comércio baseado em regras. Ela menciona que isso poderia servir como base para reformular a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Von der Leyen se pronunciou na quinta-feira após uma cúpula da União Europeia. Ela fez referência ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica, ou CPTPP na sigla em inglês, descrevendo o importante pacto comercial como “mais atraente e interessante”.
Von der Leyen também disse que as nações asiáticas querem uma cooperação estruturada com a União Europeia, e a União Europeia “quer o mesmo”.
A política “América em primeiro lugar” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as amplas tarifas impostas pelo país colocaram a economia global em uma encruzilhada. Os comentários de Von der Leyen sugerem que a União Europeia pode estar tentando liderar um sistema de livre comércio sem a inclusão dos Estados Unidos.
Contudo, uma fonte da União Europeia informa ser mais provável que ela esteja se posicionando como forma de obter poder de barganha sobre o governo Trump.

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio