Editora Mironga é inaugurada em Curitiba com lançamento de livro sobre religiosidade afro-ameríndia e samba ao vivo
Evento acontece no dia 12 de julho, com sessão de autógrafos, conversa sobre literatura e show do Grupo Caxambu no Bar ZéPelin
27/06/2025 às 17:50
Curitiba ganha um novo selo literário voltado à valorização da cultura popular, dos saberes ancestrais e das religiosidades afro-ameríndias, como a Umbanda e o Candomblé.

A Editora Mironga será oficialmente inaugurada no próximo sábado, dia 12 de julho de 2025, das 11h às 15h, no Bar Zepelin (Rua Amintas de Barros, 1050), em um evento que une literatura, música, espiritualidade e culinária tradicional.

Na ocasião, será lançado o livro A Senda das Mulheres, obra de estreia da pesquisadora e escritora Carolina Wanderley, que narra a trajetória de uma mulher desde sua infância imersa no mundo masculino até seu amadurecimento espiritual.

O romance, profundamente enraizado nos simbolismos da Umbanda, propõe um mergulho sensível na história invisibilizada de tantos corpos e memórias que forjaram o Brasil.

O lançamento contará com sessão de autógrafos, conversa sobre literatura e religiosidade afro-ameríndia e a apresentação especial do Grupo Caxambu, trazendo o samba de raiz como trilha sonora da celebração.

A manhã será acompanhada pela tradicional feijoada de sábado oferecida pelo Bar ZéPelin.

A Editora Mironga nasce como espaço de resistência e expressão, propondo uma escuta atenta aos autores e temas que há séculos formam a alma do povo brasileiro.

Segundo Simone Salomão, editora-chefe do selo, "o objetivo da Mironga é dar voz às narrativas que brotam da terra, dos terreiros, dos ritos, dos quintais, das mulheres e das comunidades esquecidas pela grande indústria editorial." 

Serviço:
Inauguração da Editora Mironga + Lançamento do livro A Senda das Mulheres
Bar ZéPelin – Rua Amintas de Barros, 1050 – Curitiba/PR
12 de julho de 2025 (sábado)
Das 11h às 15h
Apresentação: Grupo Caxambu
Entrada livre
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio