Coleta de dados para a Pesquisa CNT 2025 inicia na segunda-feira (30) em Curitiba
26/06/2025 às 18:52
Profissionais começam sua jornada de 30 dias nas estradas do Paraná saindo da sede do Sistema FETRANSPAR no bairro Rebouças 

A sede do Sistema FETRANSPAR, no bairro Rebouças em Curitiba, será o ponto de partida para a 28ª Edição da Pesquisa CNT de Rodovias. O início da coleta dos dados começa na próxima segunda-feira (30/06), com saída das equipes que percorrerão uma extensão de 6.639 quilômetros de rodovias em todas as regiões do Paraná. Em todo o Brasil serão 114.500 quilômetros avaliados, um acréscimo de mais de 2 mil quilômetros em relação ao levantamento realizado em 2024.
Essa é a principal sondagem brasileira sobre estradas e visa classificar as rodovias, considerando as situações viárias por tipo de gestão (pública ou concedida), por Estado e regiões geográficas, por corredores rodoviários e por tipos de rodovias (federais ou estaduais). 
“Fazemos questão de mais uma vez, iniciar esse importante levantamento aqui pela cidade de Curitiba, saindo para todas as regiões de nosso Estado. Com os dados coletados será possível subsidiar estudos para que políticas setoriais de transporte, projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisa resultem em ações que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros”, diz o presidente do Sistema FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli que receberá os pesquisadores na sede da Federação na segunda-feira 30/06 às 10h. 
Da sede da Federação os profissionais iniciarão uma maratona de até 30 dias passando por todas as regiões do Estado, por onde irão coletar as características e avaliar a qualidade das rodovias pavimentadas.  Entre os itens estão, pavimento (condição da superfície e do acostamento), sinalização,  faixas adicionais e laterais, visibilidade e legibilidade das placas) e geometria da via (tipo de rodovia, curvas perigosas, presença de acostamento). 

A pesquisa abrange 100% da malha federal pavimentada, principais trechos estaduais pavimentados e todas as estradas que estão sob concessão da iniciativa privada. “A ideia é com os resultados poder   dar aos transportadores rodoviários elementos para o planejamento de rotas, traçar melhor desempenho do sistema de transporte e segurança dos usuários e subsidiar estudos que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário”, explica Malucelli. 

Tecnologia 
Em 2025, novamente a tecnologia será um dos parceiros neste levantamento. Mais uma vez os  carros utilizados pelas equipes estarão equipados, por exemplo,  com câmeras que farão a gravação de 100% da pesquisa. Os vídeos coletados vão ajudar na identificação, classificação e qualificação das placas de sinalização viária pelo modelo de reconhecimento automático, um dispositivo desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte – CNT com a ajuda da Inteligência Artificial.
Retrato do levantamento 2025
No ano passado a Pesquisa CNT de Rodovias trouxe alguns dados expressivos sobre a malha viária paranaense. Em relação aos acidentes, por exemplo,  foram identificados 7.568, 237 a menos que no ano anterior. Porém,  esses acidentes foram mais violentos: em 2024,  607 pessoas perderam a vida em estradas federais, sendo que no levantamento anterior o número apontava para  560 vítimas fatais.  Os custos estimados dos acidentes – 2024 em rodovias federais no Paraná foi de 1,62 bilhão. A malha apresentou inúmeros pontos críticos e a estimativa de investimentos em ações emergenciais girou na casa dos R$ 6,86 bilhões. 

Serviço 
Lançamento para coleta de dados para Pesquisa CNT de Rodovias 2025 
Segunda-feira – 30 de junho às 10h 
Sede do Sistema FETRANSPAR 
Rua 24 de maio 1294 – Rebouças – Curitiba
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