Parceria inédita entre incorporadora GT Building e Instituto Tom Jobim traz para o Ecoville um empreendimento que une arquitetura, memória cultural e sustentabilidade. Projeto, que terá a música Wave como trilha sonora, foi autorizado pela família do artista
Um novo edifício em Curitiba será mais do que uma construção: pretende se tornar um marco urbano e cultural. Em parceria com o Instituto Tom Jobim, Jobim Music e com autorização oficial da família do compositor, a incorporadora GT Building anuncia o lançamento do
Casa Jobim, um residencial de alto padrão que homenageia um dos maiores nomes da música brasileira.
Com VGV estimado em R$ 180 milhões, o imóvel será erguido em um terreno de 3.350 metros quadrados no Ecoville, próximo ao Parque Barigüi. Planejada e com infraestrutura completa, a região, que é uma das mais valorizadas da capital paranaense, oferece fácil acesso a comércios, mercados, escolas e serviços. O bairro também possui mais de 166 mil metros quadrados de área verde, o que garante qualidade de vida e contato com a natureza.
Esse equilíbrio entre conveniência e bem-estar motivou a GT Building a escolher o bairro para o empreendimento. Segundo a ABRAINC, o segmento de imóveis de médio e alto padrão cresceu 17,6% em valor total comercializado em 2024, refletindo seu alto potencial de valorização. Mais do que um endereço nobre, o Ecoville representa uma forma contemporânea de viver, com mobilidade, sofisticação e responsabilidade ambiental.
Arquitetura com alma brasileira
Inspirado na estética do modernismo brasileiro — movimento artístico que acompanhou a ascensão de Jobim na música — o
Casa Jobim terá 32 andares e 61 unidades residenciais, com plantas entre 125 e 227 metros quadrados. Os interiores evocam o Rio de Janeiro e a linguagem poética da Bossa Nova, com o uso de materiais naturais, texturas leves e elementos biofílicos. O projeto leva a assinatura de nomes de peso: Arquitetura Nacional, LW Design Group e Benedito Abbud.
O escritório Arquitetura Nacional foi reconhecido pelo site nova-iorquino
Architizer como um dos 30 melhores do Brasil, ocupando a 6ª posição no ranking e consolidando-se como uma das principais referências da arquitetura atual brasileira. O estúdio global LW Design Group tem trajetória de destaque em Dubai, Hong Kong e Dinamarca, sendo sinônimo de excelência em empreendimentos residenciais de altíssimo padrão. Já Benedito Abbud é considerado o mestre do paisagismo nacional, à frente do maior escritório do setor no país. O
Casa Jobim também conta com Helena Gentilli na concepção luminotécnica e com a
Garagen Plan no
parking design.
A leveza de Wave na arquitetura
Além da homenagem simbólica, a GT Building obteve os direitos para utilizar a icônica canção
Wave, composição de Tom Jobim que simboliza a leveza e sofisticação da Bossa Nova. “Este projeto nasce de uma profunda admiração pela obra e pelo legado de Tom Jobim. Nosso objetivo é criar uma experiência residencial que dialogue com a arte, a natureza e o tempo”, afirma o diretor de incorporação da GT Building, Marcello Malucelli Thá.
Com linguagem contemporânea, a fachada se destaca pela atemporalidade e pelo uso elegante do concreto aparente, que valoriza texturas e materiais naturais. Um dos elementos mais marcantes da composição é o jogo dinâmico de sacadas assimétricas, projetadas com avanços e recuos alternados. Essa movimentação volumétrica não apenas rompe a rigidez da verticalidade, como também cria um efeito visual fluido. Complementando o conjunto, o paisagismo regenerativo é exuberante, integrando-se de maneira orgânica à base do edifício e às áreas comuns.
Ambientes que celebram o encontro
Os espaços compartilhados foram concebidos como locais de contemplação e convivência. Um piano Yamaha, semelhante ao utilizado por Jobim, estará no
lounge, ao lado de livros, fotografias e peças de design que retratam momentos da trajetória do artista. No topo do prédio, o terraço oferece uma vista panorâmica para o Parque Barigüi — um dos principais cartões-postais da cidade — promovendo a conexão entre o morador, a natureza e o cenário urbano.
A área de lazer inclui salão de festas, brinquedoteca, piscina,
lake lounge, espaço
gourmet com churrasqueira (
barbecue),
pet place,
pool house, quadra de
pickeball, bar panorâmico (
roof bar), academia com SPA, além do
piano lounge e
rooftop com vista exclusiva.
Um tributo com responsabilidade ambiental
Mais do que um gesto simbólico, o
Casa Jobim também pretende ser uma referência em sustentabilidade — valor que dialoga profundamente com a trajetória do artista, que viveu por décadas no Jardim Botânico (RJ) cercado pela natureza que inspirou sua obra. Toda a emissão de carbono gerada durante a construção — cerca de 4.700 toneladas — será neutralizada por meio de um projeto de conservação da Mata Atlântica. O edifício também passará pelo processo de certificação do selo Green Building Council. A incorporadora já possui oito empreendimentos com essa chancela.
“O respeito à natureza, tão presente na obra de Jobim, é também um valor que queremos traduzir no nosso fazer arquitetônico”, reforça Marcello. “Por isso, o compromisso ambiental é tão fundamental quanto os valores estético e funcional da construção.”
Entrega em 2029: um novo capítulo para Curitiba
Com previsão de entrega para 2029, o
Casa Jobim chega para somar à paisagem urbana de Curitiba uma obra que incorpora uma narrativa única: a da memória afetiva brasileira, da excelência arquitetônica e de um futuro mais sustentável.
Sobre a GT Building
A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.