Setor registra os melhores índices do ano; studios, imóveis de dois dormitórios e unidades comerciais no Centro lideram a procura
Acompanhando o mercado de vendas de imóveis usados, o segmento de locação mantém cenário de alta em Curitiba (PR). Em maio, a Locação Sobre a Oferta (LSO) residencial foi de 23,8%, segundo melhor índice do ano na capital, atrás do registrado em fevereiro (24%). O índice é 1,3 ponto porcentual (p.p) superior ao de abril e está 2,3 p.ps acima do registrado no igual mês de 2024.
No segmento comercial, os números também são positivos, com LSO de 8,1%. O resultado é o melhor desde julho do ano passado (8,6%) e superior em 0,9 p.p em relação a abril de 2025. No comparativo com maio de 2024, a alta foi de 2 p.p. Os dados são da pesquisa mais recente divulgada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR).
“A locação está vivendo seu melhor momento. Estamos locando muito bem e está começando a faltar imóvel, principalmente no segmento residencial”, destaca Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.
Entre as tipologias com melhor desempenho entre os imóveis destinados à moradia, o destaque vai para os studios, que tiveram 29% de sua oferta negociada em maio, alta de 16,2 p.p em relação a abril. Em seguida, aparecem as residências de dois dormitórios, que passaram de 34,1% para 41,2% de suas unidades locadas no período, aumento de 7,1 p.p.
“O ponto negativo é que a oferta está baixa. Se tivéssemos o dobro de unidades disponíveis para locação, no preço e em condições de uso, iríamos alugar o dobro”, avalia Marilia Gonzaga, Vice-presidente de locação e administração imobiliária do Secovi-PR.
Segmento comercial tem bom desempenho
No segmento comercial, as casas também apresentaram boa performance, passando de 4,9% para 12,2% de sua oferta negociada, com crescimento de 7,3 p.p em maio. A performance dos barracões foi destaque, com acréscimo de 9,8 p.p em relação ao mês de abril e um total de 12,9% da oferta locada no período.
“Os investimentos da Prefeitura Municipal na revitalização do Centro tem estimulado a locação comercial, especialmente em regiões antes desvalorizadas comercialmente, o que contribui para o aquecimento deste mercado”, avalia Tomazini. O Centro e o São Francisco, por exemplo, aparecem como os dois bairros mais procurados pelos inquilinos que assinaram contratos de locação de imóveis comerciais em maio, com 31,6% e 5,3% das negociações efetivadas, respectivamente. Em seguida, estão Cristo Rei e Rebouças, com 4,5% cada, e Água Verde e Novo Mundo, ambos com 3,8%.
No segmento residencial, o Centro também lidera a procura com 11,8% dos aluguéis negociados. Atrás dele vêm Bigorrilho (5%), Água Verde e CIC (com 4,7% cada), Portão (4,1%) e Rebouças (3,8%).
A inadimplência dos inquilinos, por sua vez, segue estável, refletindo o investimento das imobiliárias na análise criteriosa, segura e confiável, que contribui para a qualificação dos inquilinos e ajuda a prevenir os atrasos no pagamento do aluguel superiores a 30 dias.