Tecnologia usa neurociência para reduzir estresse de professores
Metodologia da Fortalece, de Campo Mourão, já impactou 6 mil pessoas. Baseada em neurociência, tecnologia e gamificação, é apoiada pela Secretaria de Inovação do Paraná
25/06/2025 às 10:16

Lidar com problemas de saúde mental, como estresse, síndrome de burnout e depressão, está entre os principais desafios para professores e professoras no Brasil. No Paraná, uma startup nascida em Campo Mourão, a Fortalece, desenvolveu uma metodologia que promove bem-estar corporativo, com foco em profissionais da educação.

Sustentada no tripé neurociência, tecnologia e gamificação, a metodologia envolve ações, desafios e competições que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, Entre eles, alimentação equilibrada, atividades físicas, meditação, entre outras práticas.

A metodologia começou a ser desenvolvida em 2016, em um processo liderado pelo fundador da startup, Marcos Rinaldi. A iniciativa surgiu a partir de dificuldades que enfrentou, conforme ele conta. Àquela época, após ter a melhor experiência de sua vida – ser pai –, Rinaldi recebeu a notícia de que estava com câncer. Tratou-se, curou-se, mas, sedentário, seguia com a saúde fragilizada.

Foi alertado: ou mudava hábitos, ou uma recuperação seria muito difícil. Optou pelo primeiro caminho, e indo além: motivou-se a levar a promoção de saúde a outras pessoas. Desenvolvida a metodologia, fundou a Fortalece em 2019. Inicialmente, aplicou a metodologia de forma piloto. Em 2024, chegou à marca de 6 mil pessoas impactadas. Hoje, há 4 mil usuários ativos na plataforma da startup.

A Fortalece é, atualmente, impulsionada pelo Paraná Anjo Inovador, programa do Governo do Estado que fomenta empreendimentos inovadores. O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital. A convergência da metodologia da Fortalece com um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidos (o ODS 3, que trata de saúde e bem-estar) foi um dos pontos que pesou favoravelmente.

Em janeiro último, apresentou sua solução no evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, que reuniu gestores públicos municipais e estaduais. “Conversamos com mais de 150 prefeitos, que se interessaram em tornar nossa metodologia como política pública de promoção da saúde de seus professores”, afirma Rinaldi.


IoT Solutions Congress Brasil vai reunir líderes nacionais e internacionais

O iCities, hub brasileiro pioneiro em cidades inteligentes, em parceria com a Fira Barcelona, referência global na realização de grandes eventos, anuncia a próxima edição do IoT Solutions Congress Brasil, edição brasileira do IOT Solutions World Congress, um encontro internacional anual para líderes da indústria, especialistas em tecnologia e profissionais C-level de todo o mundo.

O evento acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo. Neste ano, o tema será “Connecting Devices, Connecting People, Connecting Worlds” (Conectando dispositivos, conectando pessoas, conectando mundos), reforça a sua missão de explorar como a Internet das Coisas (IoT) integra tecnologia, conectividade e impacto social em escala global e reúne especialistas para discutir os principais temas que moldam o futuro da conectividade e da inovação.

Sobre a temática, o curador de conteúdo do IoT Solutions Congress Brasil, Bill Furlow, explica: “Nos últimos cinco ou dez anos, a Internet das Coisas evoluiu e saiu de soluções de ponta e de alto custo para uma rede integrada de soluções acessíveis. Esse movimento faz parte de uma tendência mais ampla, conhecida como a ‘democratização dos dados’. Hoje, empresas e indivíduos têm acesso confiável e por um baixo custo a volumes inéditos de dados em tempo real gerados por sensores em tempo real.”

Como resultado da democratização dos dados, temos mais eficiência, segurança e confiabilidade para sistemas e equipamentos nos setores industrial, governamental e público. Ou seja, o futuro já chegou e estará em evidência no IoT Solutions Congress Brasil 2025”, completa.

Serão dois dias intensos com painéis, exposições e networking entre empresas, startups e especialistas nacionais e internacionais. A expectativa é de reunir mais de 6 mil visitantes, com 150 palestrantes, mais de mil empresas e instituições do segmento, e mais de 120 startups.

Educacional atualiza plataforma com competições de aprendizagem

Alunos de uma mesma turma, de diferentes salas de aula ou até mesmo de várias escolas podem desafiar a si próprios e a seus colegas em eventos especiais de aprendizado. A organização dessa competição saudável é uma nova funcionalidade do Aprimora, a plataforma tecnológica de aprendizado personalizado desenvolvida pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, a área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação.

A proposta do recurso é incentivar a participação ativa dos estudantes em diferentes competições ao longo do ano, promovendo uma dinâmica saudável de desafios. Durante um período pré-estabelecido, os alunos acumulam pontos ao concluir módulos de atividades na plataforma. Ao final do evento, os melhores classificados são premiados com conquistas exclusivas, representadas por medalhas.

As escolas têm total autonomia para definir o alcance da competição – desde uma única turma até toda a rede de ensino –, bem como o número de premiados e a possibilidade de oferecer recompensas adicionais aos melhores pontuadores. Esse formato permite que cada instituição personalize a experiência de acordo com suas necessidades e objetivos pedagógicos.

O Educacional trabalha continuamente para oferecer soluções inovadoras que estimulem o aprendizado e o engajamento dos estudantes”, afirma Alex Paiva, head de produtos do Educacional. “Essa funcionalidade foi desenvolvida para potencializar o uso da plataforma como um ambiente gamificado, tornando-a ainda mais envolvente para os alunos.”

A acessibilidade já integrada ao Aprimora permite que todos os alunos, independentemente de suas condições, participem sem a necessidade de recursos adicionais. Para aprimorar ainda mais a experiência, o Educacional oferece diferentes dinâmicas e desafios recorrentes dentro da plataforma, como rankings mensais e anuais, estimulando a participação ativa de alunos, professores e gestores.

Como a tecnologia está transformando o mercado imobiliário



O avanço da tecnologia tem impactado o comportamento dos consumidores com o passar dos anos. Até mesmo no ramo imobiliário, atualmente, para comprar uma casa ou apartamento, é possível fazer pesquisas online para comparar preços em minutos, contratos digitais e tours virtuais pelos imóveis que até resultam em uma proposta de experiência real: morar por um dia no apartamento mobiliado, um verdadeiro incentivo para a tomada de decisão. De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, o mercado imobiliário brasileiro deve crescer 5,4% ao ano até 2029, o levantamento projetou as informações com base em análises de mercado obtidas entre 2019 e 2023.

Esse movimento está impulsionando o mercado a realizar constantes adaptações. “As casas inteligentes são um exemplo claro dessa transformação. À medida que os hábitos evoluem, os condomínios também se adaptam, investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para atender às novas necessidades dos moradores”, comenta Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis.

Com as inovações tecnológicas, novos serviços personalizados surgem, proporcionando aos moradores de casas e apartamentos, uma experiência mais eficiente e segurança. O executivo listou três soluções práticas para o dia a dia que fazem parte dos condomínios residenciais modernos, confira:

  • Controle de acesso digital: As chaves estão se tornando coisas do passado. Antes, a novidade era a fechadura digital, mas agora já existem os sistemas de controle de acesso por smartphones, que permitem aos moradores desbloquearem suas portas diretamente pelo celular.
  • Armários inteligentes: Também conhecidos como "smart lockers", os armários inteligentes contam com uma operação simples: o consumidor escolhe um armário como ponto de entrega e quando a encomenda é depositada, o destinatário recebe uma notificação, via app ou WhatsApp, com um código de acesso único ou QR code.
  • Mercadinhos autônomos: São lojas em que os consumidores podem realizar compras de necessidade básica sem a necessidade de interação com atendentes. A tecnologia está no DNA destes espaços, visto que usam sistemas de identificação dos itens, câmeras de monitoramento, totens de autoatendimento ou mesmo aplicativos para processar o pagamento de forma 100% digital.
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