Celebrando 80 anos, Lider inaugura em Campinas a 20ª loja de sua rede, com projeto assinado pelo premiado escritório FGMF
Projeto do premiado escritório FGMF une design e inovação, distribuídos em 1.500 m².
18/06/2025 às 18:09
Fotos: Manoel Sá.
A Lider, marca de mobiliário que combina marcenaria artesanal com design, celebrando seus 80 anos de história, inaugura em maio a sua nova loja em Campinas. Com um investimento de R$ 16 milhões, a 20ª unidade da rede reforça a estratégia de expansão da marca e sua expansão a nível nacional.
Com 1.500 m² distribuídos em quatro andares, o espaço foi projetado pelo renomado escritório FGMF Arquitetos, conhecido por sua abordagem contemporânea e inovadora. O projeto incorpora elementos modernos e uma forte conexão com a natureza, traduzida pela integração de áreas verdes, concreto aparente e iluminação natural.
O ponto de venda contará também com uma ala exclusiva para os espaços planejados no 3º andar, composto por duas cozinhas, dois quartos e uma sala de estar vinculada a uma segunda cozinha conceitual. O segmento representa 20% do faturamento atual da companhia e já conta com espaços exclusivos nas lojas de Belo Horizonte, Divinópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.
"Celebrar 80 anos de história com a inauguração da nossa 20ª loja é um marco para a Lider. Campinas foi escolhida estrategicamente por seu dinamismo econômico e pelo potencial de mercado, e estamos entusiasmados em levar nossa expertise em design e marcenaria artesanal para a cidade”, destaca o CEO da Lider, Aurelio Nogueira. Segundo ele, a unidade reflete não apenas o compromisso da marca com a inovação e a qualidade, mas consolida a Lider como referência no setor de mobiliário de alto padrão.
A escolha de Campinas para receber a nova unidade foi estratégica. A cidade se destaca pelo alto volume de vendas no setor de mobiliário e pelo seu robusto PIB, sendo um polo econômico e cultural do interior paulista. A nova loja chega para atender tanto o público final quanto profissionais de arquitetura e design, oferecendo experiências imersivas e um portfólio completo de produtos que refletem o design e a qualidade característicos da marca.

“Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes e dos profissionais de arquitetura e design, oferecendo um espaço que une experiência, inovação e um portfólio completo de soluções”, ressalta o diretor comercial e de marketing da Lider, Tiago Nogueira.
O projeto arquitetônico segue o mood board da Lider, com paleta de cores e acabamentos que refletem a identidade da marca. A ambientação da loja contou com a curadoria da diretora de estilo Adriana Frattini, responsável pela produção e seleção de peças decorativas e complementares. Outro destaque do projeto é a homenagem aos 80 anos da marca, com divisórias espalhadas pelo percurso da loja que reforçam os seus valores e identidade.
"A nova Lider Campinas é um projeto desafiador, exigiu muita dedicação e carinho com a arquitetura e estruturas propostas. É um marco para a empresa e a consolidação de uma parceria com a FGMF que dura quase uma década", destaca Fernando Forte, sócio do escritório. O paisagismo, desenvolvido por Juliana Freitas, integra a arquitetura ao verde de maneira envolvente e funcional. Com três fachadas rodeadas por floreiras aéreas, o projeto teve uma seleção cuidadosa de plantas, com espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, que reforçam a identidade brasileira. Entre os destaques, ipês-brancos foram incorporados para trazer flores em diferentes estações, enquanto a vegetação pendente e trepadeiras criam uma conexão orgânica com a estrutura da loja.
Nos jardins internos, a proposta foi criar espaços aconchegantes e versáteis, funcionando como vitrines externas e áreas de convivência para eventos e encontros. O paisagismo de densidade elevada envolve os ambientes, suavizando as paredes e muros. Espécies tropicais e árvores como o pau-mulato, com seu tronco que muda de cor ao longo do ano, conferem um caráter dinâmico ao local. Para o fundo da loja, onde há um jardim estreito, foram utilizadas palmeiras e trepadeiras sobre uma estrutura metálica para criar um efeito de jardim vertical, trazendo volume e textura ao cenário.
"O objetivo foi elaborar um paisagismo que valorizasse a arquitetura e trouxesse conforto e identidade ao espaço. Trabalhamos com espécies predominantemente nativas e soluções criativas para integrar o verde de forma natural, tornando os ambientes mais acolhedores e dinâmicos", explica Juliana.

 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio