Paranaense Grupo Vellore cresce no varejo de materiais de construção e iluminação com loja própria de multimarcas
16/06/2025 às 18:12
susy asalim
Dona das marcas Foxlux e Famastil, a empresa proporciona curadoria especializada e experiência no ponto de venda localizado em Curitiba e no e-commerce. Investimento foi de R$ 5 milhões
Prestes a completar um ano de operação, a Iluzze tem despertado a atenção do público curitibano - não apenas pela fachada envidraçada em uma esquina movimentada do bairro Seminário, em Curitiba, mas também pela proposta ousada de varejo especializado. O negócio, aposta do paranaense Grupo Vellore, surgiu para atender uma demanda reprimida do mercado por um varejo mais especializado, com curadoria técnica e atendimento consultivo em iluminação e materiais de construção.
Como resultado, em apenas nove meses, o negócio atingiu seu ponto de equilíbrio. Para o segundo semestre de 2025, projeta dobrar o faturamento. O investimento total para a abertura da loja foi de R$ 5 milhões e resultou em um modelo inovador para o setor, que alia excelência na experiência do cliente a uma curadoria de produtos voltada aos especificadores de projetos de interiores, elétricos e hidráulicos mais exigentes. A Iluzze também oferece a opção de compra via e-commerce.
A preocupação veio do próprio presidente do Grupo Vellore, Paulo Ribeiro. “A decisão de abrir a loja foi um passo estratégico para nos aproximar ainda mais do consumidor final e dos eletricistas, principalmente. Eles são os nossos grandes influenciadores na escolha dos produtos no ponto de venda”, revela. “Queremos entender as suas reais necessidades e oferecer soluções cada vez melhores”, completa.
Nova proposta para o setor
A loja traz uma proposta de curadoria especializada, experiência de compra e foco em soluções completas para casa, obra, jardim ou projeto profissional. A Iluzze trabalha no formato multimarcas e, além de Foxlux e Famastil, que pertencem ao Grupo Vellore, o consumidor encontra marcas de renome do mercado como WEG, Dewalt, SIL, Tekbond, Stella, Soprano, Wetzel, Pado e Plastilit.
Em meio a tantas opções, a equipe técnica foi treinada para atuar como uma verdadeira consultoria, de acordo com a gerente de Operações, Alessandra Abage Gomes. “São mais de 4 mil produtos no portfólio, para atender as mais diferentes necessidades dos consumidores, desde profissionais de arquitetura, decoração, eletricistas, engenheiros, até pessoas que têm interesse nessa área por hobby e gostam de consumir conteúdo no formato ‘Faça você mesmo’”, explica.
O processo de curadoria e o atendimento personalizado facilitam a decisão de compra. “Isso acontece porque o consumidor sente-se mais seguro, compreendido e orientado, especialmente quando está investindo em itens de maior valor e impacto visual em seu projeto”, acredita Alessandra.

Além da ampla curadoria e atendimento técnico, a loja aposta em soluções interativas que colocam o consumidor no centro da experiência. O espaço Casa Conectada apresenta possibilidade de testar dispositivos que garantem mais facilidade, praticidade e segurança para o dia a dia. E, por fim, uma ampla variedade de ferramentas manuais e elétricas para construção, trabalho no campo, jardinagem e uso doméstico.
A loja conta ainda com um espaço para atendimento especializado, em que os clientes podem falar sobre suas necessidades com consultores e encontrar as melhores soluções para sua casa, projeto ou ideia. A Iluzze também oferece um espaço para cursos, workshops e pequenos eventos, com o objetivo de capacitação.

Para o presidente do Grupo Vellore, a Iluzze não é apenas uma loja, mas um espaço de aprendizado e troca. “Conseguimos testar novos produtos, entender tendências do consumidor e aprimorar nossa presença no varejo, contribuindo para o fortalecimento das marcas Foxlux e Famastil no mercado. Esse é um movimento de longo prazo, focado em inovação e crescimento sustentável”, reforça. A companhia está presente nas principais praças de todo território nacional e possui um portfólio de mais de 1.200 itens.
O setor de jardinagem, em que estão alguns dos principais produtos da companhia, cresce de forma consistente, com previsão de movimentar mais de US$ 359 bilhões até 2029 globalmente. O Grupo Vellore é um dos líderes na produção de mangueiras de jardim, com capacidade produtiva de 1.800 metros/hora, totalizando 8 milhões de metros por ano. O recorde de produção foi em janeiro de 2025 com 474.970 metros.
Com a Iluzze, o Grupo Vellore se consolida como protagonista da transformação no varejo de construção e iluminação, aliando tradição industrial à inovação no atendimento ao consumidor.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio