Com mais de 14 mil beneficiados, Alliance One Brasil amplia impacto social e reforça compromisso com desenvolvimento comunitário
16/06/2025 às 18:06
Gelson Pereira
Do campo à cidade, iniciativas da empresa abrangem voluntariado, incentivo à cultura, integração com tecnologia e atividades educacionais, entre outras

O ano de 2024 foi desafiador, especialmente no Rio Grande do Sul, que vivenciou a pior tragédia climática de sua história. Apesar das adversidades impostas pelo cenário, a Alliance One Brasil (AOB) não deixou de fomentar uma cultura que é intrínseca à sua existência: a valorização de pessoas.
Com 20 anos de história recém-completados, a AOB acaba de divulgar seu novo Relatório de Responsabilidade Social, com dados e informações que denotam o compromisso da empresa em seguir à risca os compromissos assumidos com as comunidades nas quais está inserida. O documento está disponível para o público em geral e pode ser conferido aqui.
Nele, chama atenção o número de pessoas beneficiadas a partir de projetos sociais concebidos ou apoiados pela empresa. Somente no ano passado, foram mais de 14 mil impactadas, somando os três estados da Região Sul do país.
Para a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da AOB, Daiane Aguirres, a cultura corporativa desenvolvida pela empresa, uma das maiores exportadoras de tabaco do Brasil, se destaca pelo compromisso com o desenvolvimento social. “Todas essas iniciativas refletem o compromisso da Alliance One Brasil com a promoção dos direitos fundamentais, especialmente no apoio a crianças e jovens. Ao investir em educação, cultura e desenvolvimento comunitário, a empresa contribui ativamente na promoção de ambientes mais seguros e oportunidades reais de transformação social”, pontua.
Corroborando com Daiane, a gerente de Assuntos Corporativos, Deise Ziebell, menciona a estratégia ESG da empresa – lançada em dezembro de 2021 – como norteadora de tudo que é promovido no âmbito de Responsabilidade Social. “É guiada por ela (estratégia ESG) que criamos um vínculo com ONGs, governos, comunidades, empresas e demais stakeholders. Aonde atuamos, vamos além, sempre buscando fazer a diferença na vida de nossos parceiros”.

Vaga-Lume, Abraço Solidário e Reciclamundo
Realizado em parceria com escolas e governos municipais, o Projeto Vaga-Lume oferece aulas de robótica, teatro, marcenaria e oficinas sensoriais no período de contraturno escolar, promovendo a educação e fortalecendo o pilar “Apoio a Pessoas e Comunidades”, presente na estratégia ESG da empresa. Camaquã (RS), Sinimbu (RS), Pouso Redondo (SC) e Ipiranga (PR) foram as cidades contempladas pela ação, que contabilizou 380 crianças participantes e 1,7 mil horas de atividades em cinco escolas – todas da zona rural –, com índice de frequência de 96%. Embora sua execução seja diferente em cada um dos três municípios, a essência é a mesma em todos: apoiar a educação e o desenvolvimento de jovens a partir da ampliação da jornada escolar.
Outro projeto social de destaque é o programa de voluntariado Abraço Solidário, que reúne colaboradores das unidades da Alliance One em prol das respectivas comunidades. Ano passado, a iniciativa, que possui 15 anos de história, beneficiou mais de 5,4 mil pessoas, e se destacou pelo suporte aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. À época, os voluntários do Abraço Solidário, em conjunto com a Associação Atlética da empresa, iniciaram uma mobilização para arrecadar doações de itens essenciais e valores, que totalizaram cerca de R$ 55 mil - inclusive com aportes de colegas do exterior. Com esse recurso, foram adquiridas 739 cestas básicas, entregues para os colaboradores atingidos. 
O grupo de voluntários das unidades de Rio Azul, no Paraná, e Araranguá e Pouso Redondo, em Santa Catarina, reuniram três caminhões repletos de doações e enviaram para serem distribuídas em Venâncio Aires. As ações conjuntas beneficiaram cerca de 4,4 mil pessoas, entre funcionários e comunidade. 
Já o Reciclamundo, peça teatral de autoria da d.marin – produtora cultural de Passo Fundo –, tem como propósito conscientizar os jovens a respeito da sustentabilidade e do impacto negativo gerado a partir do desperdício de resíduos de plásticos. Escrito e interpretado pela companhia de teatro Armazém, Cultura e Entretenimento, o Reciclamundo passou por 18 municípios espalhados pelo Sul do Brasil em 2024, com apoio da AOB e da China Brasil Tabacos.

Sobre a Alliance One Brasil
Fundada em 13 de maio de 2005, após fusão dos grupos Dimon Incorporated e Standard Commercial Corporation, a Alliance One International completa 20 anos de história em 2025. A empresa faz parte do grupo Pyxus, que possui atuação em 30 países. Com a matriz no Brasil fixada em Venâncio Aires (RS), a AOB conta com unidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, além de atuar com equipes de assistência técnica em mais de 350 municípios da Região Sul. Hoje, são aproximadamente 17,5 mil produtores integrados.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio