Um projeto que envolve mobilidade urbana, reciclagem e empreendedorismo rendeu uma premiação nacional ao Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Na semana passada, em Brasília, o colégio foi reconhecido pelo Ministério das Cidades com o primeiro lugar da categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, do Prêmio Bicicleta Brasil.
A responsável pela premiação foi a iniciativa “Ciclomobilidade: Pedalando para o Futuro”, desenvolvida por 34 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Entre diversas ações integradas de incentivo à sustentabilidade, o projeto destacou-se pela conquista de um novo bicicletário para o colégio – o espaço foi adquirido e instalado com recursos angariados pelos próprios alunos, por meio da venda de produtos confeccionados com a reciclagem de partes de bicicletas velhas, que seriam descartadas.
Além disso, a iniciativa também mobilizou a comunidade escolar com a organização de passeios ciclísticos beneficentes, ações de conscientização e blitze educativas.
A professora Taiza Colere, que coordena a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) do colégio, foi a responsável pela criação e a orientação do projeto, bem como por inscrevê-lo no Prêmio Bicicleta Brasil. Na terça-feira passada (3), ela esteve na capital federal, onde recebeu um troféu e um certificado. O Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros foi a única escola, pública ou privada, premiada em qualquer uma das seis categorias do concurso.
“Esse reconhecimento reforça o impacto positivo do projeto na conscientização ambiental e na formação integral dos estudantes. É uma valorização para a educação pública e uma forma de incentivar outras instituições a adotarem práticas semelhantes”, disse a educadora.
O concurso contemplou, ao todo, 76 iniciativas inscritas por poder público, iniciativa privada, instituições de ensino ou organizações da sociedade civil. Além da categoria “Incentivo ao Uso da Bicicleta”, vencida pela escola do Paraná, também houve entrega de prêmios nas categorias Segurança Viária, Sistema de Informação e Redes, Mobilização e Incidência Política, Fomento à Cultura da Bicicleta, e Projetos, Planos, Programas e Urbanização.
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS – As SRMs são espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que complementam a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. Esses ambientes contam com recursos pedagógicos adaptados, para atender às diversas necessidades dos alunos em período de contraturno.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, as SRMs não só contribuem para a integração social do estudante, como permitem o desenvolvimento de projetos inovadores, a exemplo da iniciativa premiada em Campina Grande do Sul.
“Os professores das Salas de Recursos Multifuncionais cumprem um papel essencial de inclusão social e atendimento específico aos estudantes que apresentam alguma necessidade”, disse. “Mais do que isso, são uma forma de oferecer a todos os alunos a oportunidade para que desenvolvam todo seu potencial criativo. A cada dia, estudantes e professores das nossas salas de recursos comprovam isso ao desenvolverem iniciativas incríveis, e ficamos muito satisfeitos por saber que estão recebendo o devido reconhecimento a nível estadual e nacional”.
Izabelly Pereira, de 14 anos, é uma das estudantes que participa da Sala de Recursos Multifuncionais do Colégio. Ela contribuiu em todas as etapas da ação de ciclomobilidade, sustentabilidade e educação ambiental. “Quando as pessoas aprendem sobre isso desde cedo, como nós no projeto, elas se tornam mais conscientes e responsáveis”, apontou a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a jovem, a participação na SRM trouxe a ela muito mais do que a premiação nacional. “O projeto contribuiu muito para o meu aprendizado, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Aprendi a trabalhar em equipe e a me envolver em ações que fazem a diferença. Aprendi também a fazer diversos produtos com materiais recicláveis. Isso tornou minha rotina no colégio mais dinâmica e motivadora, pois me senti parte de algo importante”, contou.
A SRM da escola atende mais de 30 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, cerca de 3 mil SRMs funcionam nas mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná, atendendo um total aproximado de 43 mil estudantes. O suporte especializado aos alunos é promovido por 4,1 mil professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 1,2 mil profissionais de apoio escolar.
RECICLAGEM E EMPREENDEDORISMO – No Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros, o trabalho de conscientização ambiental com os alunos nasceu em 2023. À época, a professora Taiza Colere orientava os estudantes em atividades como criação de composteiras, revitalização de canteiros e observação de pássaros no jardim da escola.
A ideia de atuar com o incentivo à ciclomobilidade surgiu quando um dos estudantes chegou à escola frustrado, pois o pneu de sua bicicleta havia furado. “Após ajudá-lo a trocar a câmara, ficaram questões no ar: que destino dar à câmara velha? Em qual lixeira colocar? Ela é reciclável ou reutilizável? Esses questionamentos levaram à necessidade de trabalhar o conteúdo e também estimular outros estudantes a utilizar a bicicleta como meio de transporte sustentável”, relatou a professora.
Após uma visita ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis do bairro, professora e estudantes notaram que câmaras e pneus velhos, muitas vezes, não recebem a destinação adequada e são descartados junto ao lixo comum. Uma alternativa diferente seria reciclar os materiais para a criação de novos itens e acessórios.
“Aprofundamos a pesquisa e descobrimos vários objetos que podem ser criados com câmaras de pneu. No dia seguinte, visitei à bicicletaria do bairro e o proprietário nos disponibilizou outras câmaras velhas e furadas e também nos forneceu correntes, coroas, raios e um suporte, que seriam descartados”, acrescentou.
Com o auxílio de equipamentos até então desconhecidos pelos alunos, como uma máquina de costura, a equipe transformou as matérias-primas em bolsas, estojos, cintos e bijuterias. Em um segundo momento, as partes de bicicletas recicladas se tornaram prendedores de cabelo e assentos de banco.
A etapa seguinte acrescentou conceitos de Educação Financeira e empreendedorismo ao projeto: os produtos desenvolvidos foram vendidos a colegas, professores e pais de estudantes, dentro do ambiente escolar. A ação foi um sucesso e, com o valor arrecadado, o grupo pôde concluir mais uma iniciativa de incentivo à sustentabilidade: a aquisição de um bicicletário para a própria escola.
Com apoio da direção, um suporte para até oito bicicletas foi comprado e instalado em um local pensado pelos alunos. Conforme a professora, o impacto foi visível, e mais pessoas passaram a usar a bicicleta como meio de transporte para ir à escola. “O bicicletário foi estrategicamente localizado, de fácil acesso a todos. A iniciativa aumentou significativamente o número de estudantes e professores que utilizam a bicicleta como meio de transporte”, celebrou Taiza.
“Acho muito importante ensinar as pessoas sobre esses temas, porque o futuro do nosso planeta depende das escolhas que fazemos hoje. O uso das bicicletas ajuda a reduzir a poluição e promove uma vida mais saudável. E falar sobre sustentabilidade é essencial para que todos entendam a importância de cuidar do meio ambiente”, acrescentou Izabelly.
O Prêmio Bicicleta Brasil é uma iniciativa de valorização, fomento e premiação de boas práticas que incentivam o uso da bicicleta em território nacional. Concorreram ao prêmio projetos técnicos, científicos e artísticos voltados à melhoria das condições de mobilidade das cidades brasileiras. A iniciativa integra o Programa Bicicleta Brasil, coordenado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.
com www.aen.pr.gov.br/